Academy Bitcoin crypto

O que é bitcoin?

abril 3, 2018 - 3:14 pm

O que é bitcoin?

Criado em 2009 por Satoshi Nakamoto, o bitcoin é uma criptomoeda integrada por uma rede virtual que leva o mesmo nome. A moeda digital permite fazer investimentos e até mesmo pagamentos online por meio de criptografia.

O bitcoin possui as propriedades do dinheiro físico no ambiente digital  

Diferente das moedas convencionais (real, dólar, euro etc), o bitcoin não existe fisicamente. A criptomoeda está presente apenas em computadores e softwares. A ideia central do bitcoin é replicar as propriedades de um dinheiro físico em um ambiente digital.

O bitcoin é totalmente descentralizado

Outra característica que diferencia o bitcoin das moedas que estamos acostumados a utilizar é o fato de que ela é descentralizada. Isso quer dizer que nenhuma autoridade e nem mesmo o Banco Central possui poder sobre a criptomoeda. Os únicos responsáveis por controlar o ativo são os próprios usuários.  As transações da moeda são gerenciadas por meio de um sistema coletivo P2P (ponto a ponto).   A intenção é fazer com que a moeda permita pagamentos rápidos e fáceis para qualquer lugar do mundo. As transações podem ser feitas a qualquer momento, sem restrição de valor máximo ou mínimo.

Rede Bitcoin é operada pela tecnologia blockchain

O processo de transação leva pouquíssimo tempo para ser validado. Dentro da rede bitcoin existe a tecnologia blockchain, que é responsável por verificar a legitimidade das transações. A tecnologia blockchain é considerada uma grande revolução tecnológica e está chamando a atenção do mercado financeiro por ser considerada anti-fraude e anti-corrupção, já que é capaz de rastrear transações e armazenar as mesmas informações simultaneamente em milhares de computadores, inviabilizando práticas de hackers.  

Como se tornar um usuário de bitcoin?

Qualquer pessoa pode se tornar um usuário de bitcoin. Para isso, é necessário apenas fazer um cadastro gratuito no aplicativo para celular ou no software para computador. Ao fazer o cadastro, cada indivíduo recebe uma identidade única, com cerca de 30 caracteres. Essa identidade é criptografada, ou seja, o nome verdadeiro do usuário será mantido em sigilo. É por meio desse código que irão ocorrer as trocas de moedas e os pagamentos online. Dessa forma, não é possível saber quem são os autores das transações e nem de que lugar do mundo elas partiram.

Moedas são armazenadas em carteiras virtuais

O cadastro dá acesso a uma carteira digital, também chamada de wallet. É nessa carteira que as criptomoedas serão armazenadas. A wallet equivale a uma carteira física e mostra ao usuário a quantidade de bitcoins que ele possui. Existem wallets de softwares e também de web, que são acessados por meio de uma chave privada. As chaves podem ser armazenadas nos próprios computadores ou em servidores remotos.

Quem é Satoshi Nakamoto?

O conceito de cripto-moeda surgiu em 1998, por Wi Dai, na lista de discussão cypherpunks, mas só foi implementado onze anos depois, por Nakamoto, que deixou o projeto em 2010. Até hoje, não se sabe ao certo quem é Nakamoto, nem se foi uma pessoa sozinha ou um grupo que criou o Bitcoin, já que o nome utilizado é um pseudônimo. O que se sabe, é que a moeda revolucionou o mercado mundial. Apesar de ser relativamente novo, o Bitcoin teve uma supervalorização nos últimos anos, especialmente em 2017. Por exemplo, quando foi lançada, em 2009, a criptomoeda valia apenas alguns centavos de dólares e em novembro desse ano ultrapassou o valor de US$ 11 mil (R$ 36 mil). Dentre os usuários, estão indivíduos e estabelecimentos como restaurantes, escritórios e até mesmo empresas do ramo imobiliário.

Comentário

Notícias mais relevantes