Academy Educação Financeira

Investir é arriscado, mas o maior risco é não investir

maio 21, 2018 - 12:29 pm

Muitas pessoas pensam que o investir é arriscado, mas o fato é que o maior risco é não investir.

Ousar é difícil, porém vale a pena

Ao longo da minha trajetória, percebo que a maioria das pessoas, por medo de correr riscos, passa a vida abrindo mão de excelentes oportunidades de transformar suas vidas. Vamos fazer aqui um momento de reflexão. Tente puxar pela memória. Quantas vezes você já teve uma grande ideia, e simplesmente não a levou adiante por achar que era ousada demais? Já parou para se perguntar o que teria acontecido se você tivesse tentado, ao invés de pensar que era pequeno demais para um sonho tão grande?

Agimos assim o tempo todo, você não é o único. Eu mesmo já deixei passar inúmeras chances de dar uma virada em minha vida, simplesmente por permitir que meu instinto de sobrevivência falasse mais alto que meu cérebro. Eu era um jovem sonhador, cheio de energia e boas ideias, reconhecido por meus pares pela minha criatividade e capacidade de liderar pessoas. Entretanto, dediquei todo o meu potencial ao projeto de outros, por me apegar demais à segurança que meu bom emprego me garantia. E o que aconteceu? Toda essa segurança virou pó no dia e que eu me tornei caro demais para a empresa a quem dei quase três décadas de trabalho e juventude. Então eu aprendi, a duras penas, que o verdadeiro risco é não se arriscar.

Mundo dos investimentos

No mundo dos investimentos não é diferente. As pessoas passam a vida procurando o momento certo para tentar estratégias mais arrojadas para tratar de suas finanças, mas a maioria delas nunca encontra esse timing. E você, como age? Adia seus planos por ainda não ter muito dinheiro? Acredita que só vale a pena começar no dia em que tiver uma conta bancária alta? Se sua resposta for sim, saiba que esse é um equívoco muito comum, que pode comprometer seu futuro financeiro.

A melhor época para começar a investir é quando você é jovem, porque seu dinheiro terá mais tempo para crescer. O quanto antes você criar coragem de começar, melhores serão seus resultados. É preciso deixar as desculpas e começar hoje mesmo! Existem riscos? É claro que sim! Em tudo há riscos! Mas acredite, o maior de todos os riscos é você não saber o que fazer com o seu dinheiro! Para minimizar as possibilidades de resultados negativos, é preciso traçar uma estratégia inicial consistente de investimentos que lhe permita colher no futuro frutos que você utilizará para realizar seus sonhos ou, melhor ainda, sua independência financeira.

Tipos de investimento

Dentre as opções disponíveis para fazer crescer o seu dinheiro, o mercado de ações é comprovadamente um dos meios mais eficientes na construção de riqueza desde a sua criação.  Embora existam quedas ao longo do caminho, a tendência histórica favorece aqueles que investem em ações no longo prazo.

É senso comum acreditar que investir em ações ou em renda variável é muito arriscado. Você estava por perto quando os mercados financeiros mergulharam em crise em 2008, e percebeu como isso afetou a economia mundial. Você também aprendeu nos bancos escolares sobre o grande crash do mercado de ações de 1929, e criou em sua mente a convicção de não querer investir seu dinheiro em algo tão incerto. Mas acredite, você pode investir em ações de forma mais arriscada ou mais conservadora, basta escolher a estratégia adequada.

É isso mesmo, você também pode ser conservador investindo em ações! Para isso é necessário, antes de mais nada, conhecimento. Se você apostar em empresas sólidas, duradouras, com negócios previsíveis, rentabilidade acima da média, governança diferenciada e que tenham gestores honestos e éticos, certamente seu investimento será mais seguro.

De forma contrária, se você escolhe investir em empresas novas, das quais não tem muita informação, pode até dar a sorte de encontrar um grande negócio, agarrar uma oportunidade de ganhar muito dinheiro, mas aumentará também as chances de ter um grande prejuízo se não der certo. Conseguiu perceber que, mesmo em um tipo de investimento como o de ações, você pode encontrar um forma mais conservadora ou mais arriscada?

"OK, vou encontrar uma grande empresa e investir sempre nela"

Embora não haja nada de errado em investir em uma grande empresa, a última coisa que você não deve fazer é deixar todo o seu dinheiro em um lugar só pois, se algo sair errado, você poderá perder tudo. Temos o exemplo recente da Petrobrás. Sempre considerada uma empresa gigante, orgulho nacional, mas devido à má gestão e à corrupção, suas ações caíram assustadoramente, chegando a valer muito pouco. Hoje, com uma nova gestão muito mais preparada, a empresa está voltando a encontrar seu rumo, mas sua queda fez com que muitas pessoas que apostaram tudo o que tinham ali amargassem momentos de perdas e frustração.

Por isso, recomendado é optar pela diversificação. Espalhar seu dinheiro entre várias ações, títulos e fundos, como falei no meu artigo anterior. Seus investimentos devem ser gerenciados, com ajustes constantes em sua carteira.  Sim, seguir o velho clichê sobre não ter todos os seus ovos em uma única cesta é uma boa ideia.

E a segurança do tradicional investimento em poupança? Devo abrir mão dela?

O brasileiro só “deixa” seus recursos na poupança por comodismo. Isso é uma triste realidade que vamos mudar. Eu acredito! O problema com o dinheiro na poupança é que ele não cresce. Enquanto o mesmo não acontece com o custo de produtos e serviços que você compra. Então, se você coloca suas economias ali, na verdade está perdendo para uma vilã chamada inflação. Embora tenha a falsa sensação de que seu futuro está seguro. Por medo de correr riscos, você acaba optando pelo prejuízo certo, entende? Acaba escolhendo o conforto de ter um inimigo conhecido. E assiste inerte a diminuição de seu poder de compra ao longo do tempo.

Então, meu caro amigo, coragem! Permita-se correr riscos, errar para acertar, até encontrar o seu caminho.

Leia, estude, procure a ajuda de profissionais da área. Uma vez que você aprender sobre educação financeira, se tornará mais confortável na hora de investir. Além disso, se motivará cada vez mais ao ver o seu dinheiro crescendo de verdade. Isso não será um ótimo sentimento? Seja o senhor do seu destino.

Quanto antes começar, mais cedo chegará aonde quer. E lembre-se: sem uma boa dose de ousadia, a vida passa e a gente não sai do lugar. Não espere para aprender essa lição tarde demais.

Everaldo Santana, educação financeira.

Comentário

Notícias mais relevantes