Educação Financeira

O que são ações?

junho 1, 2018 - 1:00 pm
Olá leitores do Ucoinvest Brasil, No artigo desta semana, explicarei sobre AÇÕES, um dos tipos de renda variável. Vou mostrar passo a passo para iniciar hoje mesmo a investir nelas e os principais cuidados que devem ser tomados. Fique ligado, pois essas informações poderão ampliar sua carteira de investimento, e fazer seu dinheiro render muito mais. Vem comigo!

O que são ações?

Os investimentos de renda variável são mais arriscados, apresentam constantes variações e são aconselhados para quem tem um perfil mais dinâmico e nada conservador. Neste artigo, falaremos especificamente das ações, um tipo de renda variável. Essas são representações de uma fração do capital social de uma empresa. Quando compramos uma ação nos tornamos sócio da empresa ou de um negócio. Como sócio, passa-se a correr os riscos do empreendimento, bem como ter participação nos lucros e prejuízos como qualquer empresário. Como produtos de renda variável, as ações possuem um maior destaque e, possivelmente, são as mais conhecidas pelos investidores no mercado financeiro. Apesar da oscilação de preço das ações no curto prazo, é preciso ter em mente que uma ação como é um ativo real, dá direito a participar da rentabilidade futura da empresa. Diante disso, os especialistas afirmam que cedo ou tarde, o preço de uma ação acaba convergindo para a evolução dos lucros. Como o retorno das ações não é definido previamente, ele acaba tornando-se potencialmente alto, então, uma empresa ao emitir ações não assume obrigação com terceiros e toda rentabilidade do acionista depende dos resultados financeiros da empresa.

Como investir em ações?

Para você que quer iniciar investindo na Bolsa de valores e comprar ações, segue abaixo quais passos precisam ser realizados:
  1. Escolher uma boa corretora de valores
  2. Abrir uma conta de investimento
  3. Transferir o dinheiro
  4. Definir seus objetivos
  5. Traçar seu plano de investimento
  6. Escolher as ações
  7. Acessar o Home Broker
  8. Enviar sua ordem de compra
  9. Acompanhar a valorização
  10. Realizar os lucros

Cuidados

Alguns cuidados devem ser tomados ao investir na bolsa de valores como: Conheça a corretora antes de investir em ações; Nunca deixe dinheiro parado; Tenha sempre seu cadastro atualizado; Não misture o seu capital; Mantenha-se atualizado.

O mercado de investimento em ações possui muita concorrência, e existem muitas corretoras que não são tão sólidas e confiáveis para garantir o seu capital. Um cuidado a ser tomado é que, antes de investir em ações, procure conhecer a corretora que irá investir, qual seu histórico, sua performance e o que disseminam para não se arrepender no futuro. Além disso, nunca deixe o dinheiro parado nas corretoras nem tão pouco em sua conta bancária. Portanto, sempre saiba como movimentar seu dinheiro e obtenha informação e conhecimento para tomar as melhores decisões. O investimento exige também movimentação constante de capitais, devendo ter a atenção e o cuidado para encaminhá-lo da forma mais assertiva possível. Nunca misture o seu capital operacional com o capital de investimentos. E, portanto, se você está certo de que investir em ações é o melhor caminho para sua situação financeira, deve até mesmo buscar corretoras diferentes para cada tipo ou modelo de investimento. Mantenha sempre seus dados atualizados nas corretoras, bem como obtenha informações do mercado de ações, pois é muito volátil. Dessa forma, portanto garantirá que seu capital não está sendo jogado fora, você deve se manter sempre atualizado com seus investimentos.   Além disso, boa sugestão é participar de fóruns, grupos de discussão, assim se manterá em conexão com pessoas que investem. Além de especialistas que sempre estão dando dicas e sugestões de acordo com o que está acontecendo no mercado. E saiba sempre também o que está ocorrendo no mercado, tirando suas dúvidas e mantendo os olhos abertos para as constantes alterações no mundo do investimento. Até a próxima! Cris luna, ações

Comentário

Notícias mais relevantes