Academy Educação Financeira

Você teria dinheiro para sobreviver por quantos dias se parasse de trabalhar hoje?

junho 18, 2018 - 11:51 am
Se você (ou você e seu parceiro / cônjuge) parasse de trabalhar hoje, por quanto tempo poderia sobreviver financeiramente? Esta é uma pergunta crucial, sobre a qual a maioria das pessoas nunca parou para pensar. É por isso que, quando o inesperado acontece - como uma demissão, uma doença ou um divórcio - muitas pessoas não estão preparadas. No momento em em que situações difíceis se apresentam é que a maioria se vê forçada, pela primeira vez, a encarar a pergunta: “Por quanto tempo meu dinheiro será suficiente para garantir minha sobrevivência?” Nessa hora, quando os problemas por si sós já nos absorvem, quando deveríamos concentrar todas as nossas energias para resolvê-los, ainda temos que nos dividir entre eles e as preocupações com dinheiro. Não deveria ser assim, não é mesmo? Quando a vida nos surpreende, o ideal é que estejamos disponíveis de corpo e alma para dar a volta por cima. E isso só depende de nós. E aí eu lhe pergunto: Você sabe de quanto precisa para viver? A maioria das pessoas absolutamente não faz ideia. Muitos, senão quase todos, acreditam que conseguirão se bancar com o dinheiro do INSS quando saírem da idade produtiva. Pois saiba que, no Brasil, apenas 1% dos aposentados pelo INSS vive sem nenhuma ajuda. Passamos hoje por uma crise no setor previdenciário, e a tendência é piorar ainda mais. Portanto, se você quer ser senhor do seu destino, e não uma vítima dele, prepare-se para responder com segurança ao questionamento acima. Existe uma excelente maneira de encontrar a resposta. Em vez de medir sua riqueza em termos de dinheiro, tente fazê-lo em termos de tempo.

Algumas etapas importantes

Em termos de descobrir seu “número de independência”, há etapas importantes para responder à pergunta: "Se você (ou você e seu parceiro / cônjuge) parasse de trabalhar hoje, por quanto tempo você poderia sobreviver financeiramente?"

Se você parasse de trabalhar hoje …

Isso significa que não haveria mais contracheques. Por alguma razão, você não poderia mais trabalhar para um negócio ou emprego, portanto, nenhuma renda viria dessas fontes. Quanto tempo você poderia sobreviver financeiramente? Estamos falando de sobrevivência em seu atual padrão de vida atual, sem abrir mão de sua casa, seu carro e andou de ônibus, seus restaurantes favoritos, e assim por diante. Com o seu nível atual de despesas, quanto tempo duraria o seu dinheiro?

Definindo seu dinheiro disponível

Para nossos cálculos de sua independência, seu dinheiro consiste em seus investimentos líquidos. Ele inclui fluxo de caixa de dividendos, aluguel de imóveis e outros investimentos que geram receita sem o seu esforço - tudo que pode ser convertido em dinheiro. Não inclui seu imóvel ou seu carro, por exemplo, porque abrir mão deles reduziria seu atual padrão de vida.

Faça as contas

Seu número de independência = Seu dinheiro disponível / Suas despesas mensais É muito fácil mentir para você mesmo sobre quanto você realmente gasta com despesas mensais. Inclua todas elas, não faça contas considerando uma vida abaixo do seu estilo atual. Depois de fazer as contas e dividir quanto dinheiro você tem disponível por suas despesas mensais, você conhecerá seu número de independência. O que isso significa? Seu número de independência é medido no tempo - nesse caso, em meses. Então, se o seu número de riqueza for 30, isso significa 30 meses. Se o seu número for 12, isso equivale a 12 meses. E o que isso significa? Seu número de independência é o número de meses que você poderia sobreviver se você (ou você e seu parceiro) parasse de trabalhar hoje.

Então, qual é o seu número? Ficou assustado com a realidade?

Para a maioria, esse cálculo é frustrante. Isso coloca você e seu dinheiro cara a cara. É sua realidade financeira. Muitos brasileiros não possuem nenhuma reserva de emergência, e não fazem ideia de qual é o seu número de independência financeira. Para muitos, o número é 6 ou menos. Isso significa que eles só poderiam sobreviver sem contracheques por seis meses ou menos. Outra grande parte  tem dívidas, gasta mais do que ganha. Isso infelizmente é uma realidade muito comum, mais do que se pensa. Realmente não importa qual é o seu número. É simplesmente um  número. Mas, uma vez que você toma conhecimento dele, tem em mãos uma informação de ouro, algo que a maioria das pessoas nunca terá tempo para descobrir.O mais importante é que, uma vez que você o conhece, pode agir para alterá-lo, se assim quiser. A escolha é sua, e as consequências também. Analise suas finanças. Se você está infeliz, ou mesmo chateado e perturbado em relação a esse número na sua frente, é hora de começar a trabalhar no seu planejamento financeiro. Não adie esse trabalho. Seja corajoso! A verdade pode assustar no início, mas será sua grande aliada na construção de seu futuro. Encare os fatos, antes que os fatos resolvam encarar você.

Comentário

Notícias mais relevantes