Academy Educação Financeira

Qual sua estratégia para juntar dinheiro? 

junho 29, 2018 - 6:28 pm
Olá leitores da Ucoinvest Brasil, O dinheiro faz parte de nossa vida o tempo todo. Até quando achamos que não gastamos estamos gastando... E devido a isso fica tão difícil usar o dinheiro de forma adequada e ter a vida que deseja. O artigo desta semana, trago alguns insights e dicas para você juntar dinheiro. E garanto que pode dar certo, pois foi o que testei com meu marido. Mas só deu certo quando entendemos o que verdadeiramente era o objetivo da nossa família em relação ao dinheiro. Um estudo realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) aponta que 46% dos brasileiros afirmam a falta de organização financeira. É um percentual bem alto, assegurando quão difícil é juntar dinheiro.

Vamos lá ao que importa:

É necessário um método para juntar dinheiro para não ter desistência no meio do caminho. E diante disso, é preciso quatro coisas. São elas: um bom motivo, um objetivo claro, um plano e um meio de controle para saber se está no rumo certo. Juntar dinheiro é como iniciar uma grande jornada. Se você não tem uma motivação, um porquê deseja juntar dinheiro, o sacrifício não valerá a pena e desistirá logo no começo. Torna-se mais complicado quando falamos em prioridades e desejos de uma família. Mesmo tendo uma grande motivação, o objetivo precisa ser bem claro e realista, de acordo com a situação financeira familiar, pois é a partir do objetivo que irão traçar um plano para o que se concretize o desejo. Para o plano ser eficaz, deverá estabelecer regras, realizar uma mudança no seu estilo de vida e ajustá-lo a nova realidade que se deseja. Um estudo realizado sobre o que as pessoas buscam no google quando querem juntar dinheiro, apresentou que na realidade as pessoas buscam palavras relacionadas ao benefício que a ação “juntar dinheiro” irá proporcioná-las.

O que as pessoas mais pesquisam quando querem juntar dinheiro:

Comprar uma casa; viajar em férias; Casar; Comprar um celular; Comprar um carro do ano; Pagar a formatura; Morar junto; Pagar um casamento.  Observe que todos estes motivos precisarão de dinheiro em quantidade considerável. Ou seja, não se junta dinheiro por juntar. De acordo com uma pesquisa do Clube dos Poupadores, a maioria dos sonhos que os brasileiros almejam são de ordem consumista. Independente disso, juntar dinheiro seja para comprar algo, seja para investir é uma questão de escolha, na qual se abre mão de utilizar 100% da renda para poder poupar. Nestes dois casos, terá que buscar conhecimento sobre finanças para obter uma maior rentabilidade para assim, aumentar sua renda através de investimentos e conquistar seus objetivos. Entretanto, para que tudo isto dê certo, será extremamente importante ter consistência e acompanhamento, além de saber aproveitar cada conquista para cada vez mais subir sua meta. Ou seja, o acompanhamento é seguir o plano, com conhecimento financeiro, controle através de aplicativos e planilhas para não ter surpresas inesperadas que possam prejudicar o alcance de sua meta. Contudo, se achar que deve ajustar algum passo, tudo bem. O importante é “juntar o dinheiro” para concretizar sua motivação. Por fim, lanço uma reflexão. Gastamos muito tempo de nossa vida e esforço para ganhar dinheiro através do nosso trabalho. Faz todo sentido fazer algum esforço para poupar uma parte desse dinheiro e conseguir um bom retorno através dos nossos investimentos. Isso é a base do sucesso financeiro. Pense nisso! O que é mais importante para sua família agora? Por que é importante juntar dinheiro? Quais benefícios sua família terá com esta escolha? “O que nos parece uma provação amarga, pode ser uma benção disfarçada”. Oscar Wilde Até a próxima! Cris luna, ações

Comentário

Notícias mais relevantes