Academy Mercado de acoes

O que é trading? Aprenda mais sobre negociações no mercado de ações

setembro 4, 2018 - 4:19 pm
Muitas pessoas desconhecem o significado do termo “trading”. Estamos falando de “negociação”. Isso envolve a compra e venda de ativos nos mercados financeiros para a geração de lucro. A ideia principal é comprar barato e vender caro. Isso pode ser feito com ações, matérias-primas e moedas.  É possível realizar negociações manualmente através de um trader ou automaticamente por meio de programas de computador. Em termos de duração, podemos realizar negociações intraday, em que nossas posições são geralmente abertas ou fechadas no mesmo dia ou em períodos mais longos, com posições que podem durar semanas ou até meses. Todos os dias, cada vez mais pessoas entram no mercado financeiro com o objetivo de obter retornos econômicos. Através de um serviço de “broker” que fornece acesso ao mercado, é possível fazer trading com um computador conectado à Internet. No entanto, essa facilidade de acesso à negociação não torna simples esse tipo de atividade. Portanto, obter regularidade nos resultados ao longo do tempo, de forma sustentável, é muito mais difícil do que parece. 

Diferenças entre trading e investimento

Embora ambos tenham semelhanças importantes, o investimento requer períodos muito mais longos e os benefícios aparecem quando o mercado sobe. Assim torna-se mais suscetível aos ciclos de mercado, porque não importa quão bem você escolha seus investimentos, eles apenas proporcionarão benefícios quando a economia estiver em alta. Por outro lado, o trading permite obter benefícios em qualquer situação de mercado, uma vez que as posições bullish (longa) ou bearish (curta) podem ser tomadas. Ou seja, o trader deve apenas supor a direção que o mercado tomará para se beneficiar financeiramente. Portanto, seus resultados não estão correlacionados aos ciclos econômicos, mas exclusivamente à qualidade de sua negociação.

Como funciona o mercado de ações

O mercado de ações funciona na medida em que os investidores compram ações (tornando-se proprietários) em empresas de capital aberto e depois vendem essas ações de volta (renunciando a sua participação acionária).  Existem muitas estratégias diferentes para investir, mas a função básica do mercado de ações se resume a investidores que compram e vendem ações anteriormente existentes na Bolsa de Nova York (NYSE), na Nasdaq ou em outras bolsas de valores. No Brasil, a mais conhecida é a Bovespa.

Tipos de trading

Existem várias modalidades de negociação associadas, entre outros fatores, ao tempo em que as operações são mantidas abertas. Day Trading: O investidor abre e fecha as operações no mesmo dia da negociação. É uma maneira de investir em curto prazo, pois geralmente as operações não ficam abertas para dar continuidade no dia seguinte. Scalping: O investidor opera em períodos muito curtos, ao longo do dia, com operações que podem durar segundos. Swing Trading: As operações podem ser deixadas abertas no final do dia, geralmente duram aproximadamente dez dias. Tendência: Não tem um limite de tempo e consiste em tomar posições de mercado em favor da tendência.

Trading de criptomoedas

Uma criptomoeda é projetada para ser transferida entre pessoas em transações financeiras virtuais. Assim, é possível comprar e vender moedas digitais como Bitcoin ou altcoin por USD e Euro, por exemplo. Esse tipo de trading consiste em fazer trocas apenas de dados e não de objetos físicos. Portanto, não podemos ter em mãos Bitcoins ou Ethereum.  Quando uma nova criptografia é lançada, seus fundadores anunciam quantas moedas serão extraídas. Uma vez atingida a cota, nenhuma outra moeda pode ser produzida. Ao contrário das transações tradicionais, as transferências de criptomoedas não são tratadas por bancos ou outras instituições financeiras. Toda vez que alguém paga, o pagamento é registrado em um livro digital chamado blockchain.

Trading manual x trading automático

Basicamente, a negociação manual é toda feita pelo trader, de acordo com seus critérios. Como em qualquer outro campo, esse modo de operação tem vantagens e desvantagens. Uma vantagem importante é ter acesso as notícias e fatos econômicos (ou outro evento que poderia desestabilizar a economia) e assim ter autonomia para tomar decisões. Como principal desvantagem desse sistema, está o desgaste emocional e físico do investidor. Por outro lado, na negociação automática qualquer tipo de operação de um analista de mercado (linhas de tendência, osciladores, volume, padrões, etc.), tem um código ou algoritmo interno que pode ser automatizado. Desta forma, as ordens são executadas através de um software. A principal vantagem deste tipo de operação é a liberdade que oferece ao operador. Isso porque o sistema executa as ordens e coloca os limites indicados. Obviamente, o uso exclusivo de robôs também tem suas desvantagens. Aqui, o fator humano, uma vez que ele executará as ordens sem ter nenhum controle sobre fatores externos que possam influenciar negativamente e abruptamente as operações.

Trading: Riscos e benefícios

Investir em ações é sempre um risco, sendo que alguns podem ser controlados outros não. Assim, seleções criteriosas de investimento que atendam às metas e perfil do trader mantém os riscos em um nível aceitável. No entanto, outros riscos são inerentes ao investimento sobre o qual não se tem controle. A maioria desses riscos afeta o mercado ou a economia e exige que os investidores ajustem as carteiras ou saiam do mercado.  Embora existam riscos em qualquer forma de investimento, as opções de negociação podem ser particularmente arriscadas, especialmente para iniciantes que não têm experiência. Portanto, o maior risco que o investidor pode correr é perder todo o dinheiro investido. Por isso, valem sempre duas dicas importantes antes de qualquer investimento. Primeiro, faça amplas pesquisas sobre qual modelo pretende investir e quando fazê-lo, não invista mais do que pode, de fato, perder.  

Comentário

Notícias mais relevantes