Trading

Aprenda o que é Day Trade e como funciona?

novembro 30, 2018 - 12:42 pm
Day trade é um termo aplicado a um investidor muito ativo que se envolve numa negociação de compra e venda de títulos no mesmo dia. Os corretores do dia (traders) costumam usar o método de alavancagem para aproveitar os pequenos movimentos de preços em ações ou índices altamente líquidos.  Em geral, eles seguem a mesma ideia dos investidores de longo prazo, ou seja, tentam comprar em baixa e vender em alta. Digamos que um day trade compre 1.000 ações de certa ação às 10h. Logo, quando o preço começar a subir, ele vende. Por exemplo, se estiver em US $ 0,50 quando ele vender, o trader ganhará US $ 500. Claro, temos que levar em consideração os impostos.  Quando uma pessoa vende um investimento que possui há menos de um ano, o lucro é tributado à taxa de ganhos pessoais. O valor pode chegar a 35%. Por outro lado, os ganhos de capital de longo prazo são tributados a uma taxa de cerca de 20%. Claramente, o planejamento tributário é um elemento essencial para um day trade. Para limitar seus riscos, os day traders geralmente não compram ações durante a noite porque os preços podem mudar radicalmente de um dia para o outro. Notícias e anúncios corporativos muitas vezes impulsionam a volatilidade do mercado. Portanto, os traders devem estar preparados para enfrentar qualquer momento. Assim, se movimentam rapidamente, tomando decisões em minutos, até segundos.

Características de um day trade

Conhecimento e experiência nos mercados: Os traders do dia devem conhecer os fundamentos do mercado se quiserem ter sucesso. A maioria tem muitos anos de experiência em investimento e negociação em diversos mercados.  Ousadia: Usar a estratégia de alavancagem é arriscada, mas necessária. Logo, investir uma grande quantidade de capital para fazer negócios menores aumenta os retornos potenciais. Planejamento: A maioria dos traders desenvolve um plano de negócios para definir metas de curto e longo prazo. Além disso, determinar mercados-alvo e horários de negociação. Um trade de sucesso precisa ter planejamento. Disciplina: Geralmente, um day trade precisa ser disciplinado para ter sucesso. Assim, nunca age impulsivamente e trabalha com capital de risco.

Mercados populares

Uma parte importante do plano de negócios de um day trade é escolher um mercado. A maioria dos traders se especializa em um ou dois mercados. Alguns mercados populares incluem futuros financeiros, câmbio (ou Forex), criptomoedas e mercado de ações.  Esse último, ainda é um dos mercados mais comuns para os day traders. Muitos deles se concentram principalmente em ações listadas na bolsa NASDAQ. Um mercado extremamente volátil é um ótimo lugar para um day trade encontrar oportunidades de negociação. Na verdade, a volatilidade é uma das características que eles procuram em qualquer mercado. Isso porque mede quanto o preço de um título pode variar ao longo do tempo.  Liquidez é outro fator importante para um day trade porque se refere à capacidade de comprar e vender um ativo sem afetar os níveis de preço. Esses ativos experimentam um alto nível de atividade de negociação, o que significa que negociam com facilidade, várias vezes ao dia.

Estratégias de negociação

Os day traders empregam certas técnicas para aumentar seus lucros. Como citamos, a primeira é a alavancagem. Trata-se do processo de pedir dinheiro emprestado para uma corretora com o objetivo de lucrar mais. Outra estratégia de financiamento é a venda descoberta. Um day trade que vende empréstimos toma um título e vende-o na esperança de reembolsar o empréstimo, comprando ações mais baratas mais tarde. Tanto a alavancagem quanto a venda descoberta acarretam certos riscos. Portanto, ambas podem resultar em perda de ativos, o que leva ao pedido de devolução dos empréstimos. Um dos maiores perigos é a "chamada de margem" que pode ser emitida quando o valor da conta de margem de um negociador fica abaixo de um limite predefinido conhecido como "margem de manutenção".  Para satisfazer a chamada de margem, um trader deve depositar mais dinheiro em sua conta. Se ele não puder fazer isso, o corretor começará a vender os títulos do trader até que a margem de manutenção seja novamente atingida. Para reduzir os riscos associados à negociação de margem, um day trade usa stop-loss (ordem de parada).  Essa é uma ordem para vender quando o mercado atinge um nível predeterminado. A vantagem é que um trader não precisa ficar obcecado com o desempenho de uma ação, sabendo que ele tem uma medida de proteção. A desvantagem é que o preço pode ser acionado por uma flutuação de curto prazo no preço de uma ação. 

Vantagens do day trading (dia de negociação)

Para um day trade ganhar dinheiro precisa assumir o risco, compreender o funcionamento interno do mercado e ter uma estratégia bem pensada. O ideal é integrar uma instituição de grande porte, para ter acesso a softwares caros e a uma linha direta para a mesa de negociações. Os day traders desempenham um papel importante no mercado global, graças à arbitragem. Assim, o preço de um ativo deve ser o mesmo em toda a linha. No entanto, se esse não for o caso e o trader perceber a diferença com rapidez suficiente, poderá vender o ativo com um preço mais alto e comprar o mais barato. 

Desvantagem

O day trade enfrenta um alto risco. Portanto, não há garantia de lucro. Os operadores do dia geralmente sofrem severas perdas financeiras nos primeiros meses de negociação. Além disso, o day trading é caro. Você precisa dos softwares certos para identificar as variações de preço e acessar as informações financeiras necessárias. Outro fator determinante é ter capital de risco, ou dinheiro que possa "pagar" para perder, e assim se proteger.   

Comentário

Notícias mais relevantes