Academy Trading

O que é Pivot Point no Trading?

dezembro 7, 2018 - 1:13 pm
Uma das ferramentas mais populares usadas pelos day traders é o “pivot point” (pontos do pivô). Esse termo significa os níveis potenciais de suporte e resistência que podem ser usados ​​para determinar negociações. Os pontos de pivô vêm como um indicador de análise técnica calculado usando o valor alto, baixo e próximo de um ativo financeiro. Os parâmetros dos pivot points são geralmente retirados da faixa de negociação do dia anterior. Isso significa que é preciso usar o intervalo desse dia para os pivot points de hoje. Ou, no intervalo da semana anterior, caso a ideia seja calcular os pontos de pivô semanais ou o intervalo do mês passado para os pontos de pivô mensais e assim por diante.

Como calcular o pivot point?

Os pivot points são inseridos automaticamente em um gráfico para que o trader não precise perder tempo com o cálculo. No entanto, se ele quiser ter um relacionamento melhor com eles, deve calcular os pontos de pivô da seguinte maneira:

Ponto de Pivô (P) = (Alto + Baixo + Fechado) / 3

Primeiramente, o ponto principal do pivô (PP) é o pivô central, no qual todos os outros níveis de pivô são calculados. A matemática por trás dos pontos centrais do pivô é bastante simples: - Adicione o alto, baixo e próximo de ontem e divida por 3, que é uma média simples de alto, baixo e próximo. Entenda a matemática por trás dos pivôs de suporte e resistência: Suporte 1 (S1) = (P x 2) - Alto Suporte 2 (S2) = P - (Alto - Baixo) Resistência 1 (R1) = (P x 2) - Baixa Resistência 2 (R2) = P + (Alto - Baixo) Os terceiros níveis de suporte e resistência são calculados assim: Resistência 3 (R3) = H + 2 * (PP - L) Suporte 3 (S3) = L - 2 * (H - PP)

Por que usar pivot point

A utilização de pontos de pivô é especialmente útil para traders de curto prazo que estão procurando por pequenos movimentos de preços. Logo, quando um preço se aproxima, ele pode optar por negociar a devolução ou a quebra desses níveis. Os pivot points trabalham bem em mercados voláteis e líquidos. Assim, cabe usá-los para determinar possíveis níveis de entrada, parada e lucro. A principal razão pela qual eles trabalham é que a maioria das negociações de varejo, traders institucionais, investidores e bancos usam e confiam em pivot point. Dessa forma, eles podem ser usados ​​como uma importante medida de força ou fraqueza em um par de moedas. Os pivots também podem ser intervalos ou canais de negociação extremamente úteis. Isso porque, geralmente os pares de moedas flutuam entre esses níveis. Muitos traders consideram o PP como o nível mais importante de todos os pivot points. O PP serve como suporte e resistência. Se uma ação se aproximar do PP de cima e saltar, isso normalmente é visto como um sinal de compra. Agora, caso se aproxime do PP da parte inferior e puxar para trás, isso é visto como um sinal de venda.

Limitações do trading de pivot point

De fato, qualquer tática de negociação vem com certas ressalvas. Os pivot points são usados ​​porque os operadores os vêem como níveis-chave em potencial. Porém, essas estratégias são baseadas em tendências ao longo do tempo e não em regras absolutas. Assim, os traders vêem pontos de pivô como os melhores níveis para a ação de negociação. Para ajudar a minimizar o risco de uma ação surpreendente de preço, os traders de pivot points costumam usar níveis de ponto de pivô adjacentes para colocar ordens de stop-loss.

Melhores estratégias de pivot point

1 - Negociar apenas no horário de abertura da bolsa de valores ou às 8h da manhã. 2 - Vender se, após os primeiros 15 minutos, estiver negociando abaixo do ponto central do pivô. 3 - Se o preço quebrar acima do ponto central do pivô, então o sentimento mudou no lado de alta e é melhor sair de qualquer negociação curta. 4 - Obtenha o lucro parcial 1 no Suporte 1; Tome o lucro parcial nº 2 no suporte 2.

Vantagens do pivot point no trading

Pivot points fornecem uma boa noção da tendência geral do mercado. Assim, se o preço do pivot point for violado em sentido ascendente, o mercado está otimista, e o contrário também é verdadeiro. Além disso, pivot points ajudam a distinguir entre níveis de suporte e resistência. Dessa forma, traders de longo prazo tendem a utilizar pontos de pivô semanais, enquanto os de curto prazo usam pivot points únicos por um dia.  

Comentário

Notícias mais relevantes