Bitcoin

Bitcoin Cash: Saiba mais sobre o hard fork do Bitcoin e do próprio Bitcoin Cash

abril 23, 2018 - 11:35 am
Quantas vezes você já se deparou com o termo "hard fork" e se perguntou o que significa? Aliás, essas duas palavras que em português quer dizer "garfo duro", geralmente são relacionadas ao Bitcoin Cash. Para esclarecer suas dúvidas sobre esse assunto desenvolvemos esse artigo explicando várias questões ligadas ao Bitcoin. Confira! Bitcoin e seus problemas Questões de escalabilidade tem acompanhado o Bitcoin (BTC) desde o seu lançamento. Isso deu origem a muitos debates com motivações políticas e ideológicas. Várias propostas foram apresentadas para resolver os problemas de processamento de transações. Muitas ideias tinham foco na ampliação dos blocos.  Porém, qualquer tipo de alteração exige adesão dos mineradores e desenvolvedores. As decisões por consenso podem ser demoradas. De modo que essa insatisfação resultou na formação de grupos que criaram ledgers de blockchain separados utilizando novos padrões chamados fork.  Mineiradores de Bitcoins concordaram em ignorar os blocos extraídos por grupos que não apoiavam o Segregated Witness (SegWit), uma solução tecnológica que visava aumentar a velocidade das transações de BTC e revigorar a criptomoeda.  Os desenvolvedores alegaram que isso abriria mais espaço de armazenamento. Dessa forma, haveria um encaixe nos blocos para diminuir o tempo de confirmação das transações. No entanto, muitas pessoas duvidaram dessa proposta. Como resultado, foi desenvolvido um protocolo chamado SegWit2x. Porém, um grupo de mineiradores queria uma mudança mais drástica. Dessa forma, foi proposto uma nova moeda, construída a partir da Blockchain do Bitcoin. A ideia era criar uma versão nova e melhorada dessa tecnologia. Então, em 1° de agosto de 2017, o Bitcoin passou por um hard fork que deu origem ao Bitcoin Cash (BCH). Os desenvolvedores dividiram a rede e criaram uma nova Blockchain, com novas regras.  Todos que possuíam Bitcoins antes da bifurcação receberam a mesma quantia na carteira do BCH. Outra mudança foi que a versão anterior e a nova se dividiram, sendo que não há comunicação ou opção de transações entre ambas. 

Bitcoin Cash: O hard fork do Bitcoin 

A divisão foi um sucesso, tanto que o Bitcoin Cash transformou-se na terceira criptomoeda mais adotada pelos investidores no mundo inteiro, atrás do Bitcoin e da Ethereum. O BCH é muito parecido com o Bitcoin, mas tem algumas diferenças notáveis. O tamanho do bloco, por exemplo, que mudou de 1 MB para 8 MB. Aliás, o porta voz do Bitcoin Cash, Amaury Séchet, comunicou no início de abril, que será executado em maio um novo hard fork. O objetivo é ampliar o tamanho do bloco para 32 MB, o que vai acelerar ainda mais as transações. Além disso, concorrer com o volume de operações feitas pelo PayPal e o Visa. Assim, o Bitcoin foi dividido em Bitcoin Cash, uma criptografia alternativa e descentralizada. Portanto, a divisão chamada de hard fork surgiu do desejo de um grupo de acelerar as transações e combater altas taxas. Além disso, derrubar o limite de tamanho dos blocos.  Críticas ao hard fork  No universo da criptografia, um hard fork é algo bastante preocupante. Muitas pessoas consideram que isso vai contra o próprio princípio do "código" e da estabilidade da Blockchain. Em suma, para muitos críticos, essa bifurcação pode ter representado um poder computacional maior para grandes corporações. De modo que mineradores menores são prejudicados porque não podem pagar altos valores por equipamentos.

O hard fork do Bitcoin Cash

O Bitcoin Cash anunciou que irá executar um hard fork em 15 de maio. O desenvolvedor líder do Bitcoin ABC, Amaury Séchet, confirmou que aumentará o tamanho do bloco para 32 MB, além de outras mudanças. Atualmente, o tamanho é de 8 MB. A nova versão estará disponível para download junto com as alterações das regras de consenso. Todos os usuários são aconselhados a baixar a nova versão 0.17.0.  Muitos entusiastas da criptografia esperam que o próximo hard fork traga características do Ethereum para a rede Bitcoin Cash. Considerando os últimos registros, a atualização anterior foi executada sem complicações.   Amaury Séchet, explica que a ideia é oferecer mais velocidade às operações com moedas digitais. Na conferência Satoshi’s Vision em março, Séchet comparou essa mudança à capacidade de pagamento em grande escala do Paypal.  Séchet acrescenta que os códigos operacionais estão sendo reescritos para inserir traços parecidos ao Ethereum. Ele apoia as implementações múltiplas do Bitcoin Cash, já que isso ajuda a garantir que tudo funcione perfeitamente. O desenvolvedor acredita que a multiplicidade de clientes evita a monopolização e promove a igualdade no mercado das criptomoedas. 

Comentário

Notícias mais relevantes