Bitcoin

Formas de obter bitcoin

abril 9, 2018 - 4:28 pm
O primeiro passo para adquirir bitcoins é criar um endereço de identificação. Para isso, é necessário fazer um cadastro gratuito na plataforma para acessar a carteira digital pessoal, chamada de wallet. Na wallet, as moedas são armazenadas e posteriormente poderão ser enviadas ou recebidas para outras pessoas. Ao fazer o cadastro, o indivíduo recebe uma identidade única, criptografada, com cerca de 30 caracteres. Essa identidade será o endereço para fazer transações, investimentos ou troca de moedas. Todas as operações feitas dentro da rede ficam registradas em uma cadeia de blocos, chamada de blockchain. Esse sistema verifica a validade e a veracidade das transações e torna a rede mais segura. Os registros são públicos e qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo, pode ter acesso.

Como movimentar os meus bitcoins? 

Após se tornar um usuário, o indivíduo pode adquirir e movimentar bitcoins das seguintes formas:

Por meio de pagamentos

Para fazer compras utilizando os bitcoins, o usuário precisa aplicar o valor na carteira da loja ou estabelecimento, por meio de aplicativo ou software. Basta inserir a identidade para onde o dinheiro deve ir e o valor a ser pago. Também é possível realizar o pagamento por meio da tecnologia QR Code.

Através de compra, venda e conversão de moedas:

Também por meio dos endereços (identidades) de usuários, é possível realizar a compra e venda de bitcoins. Além disso, o usuário pode converter a criptomoeda para a sua moeda local. Existem as chamadas Bolsas de Bitcoin, também conhecidas como exchanges, que oferecem o serviço de conversão. Atualmente, a operadora brasileira que possui maior volume de compra e venda é a FoxBit.

Através de minerações:

A mineração é uma espécie de trabalho dentro da rede para garantir que as transações estejam sempre seguras e que haja sincronia entre os usuários. É por meio da mineração que novos bitcoins são criados. O trabalho consiste em utilizar um software especializado para avaliar e processar as transações. Para cada transação, o computador deve resolver um problema matemático complexo em 10 minutos. Essas transações só são confirmadas após o término do teste. Caso a máquina não consiga resolver o problema dentro de 10 minutos, um novo teste é apresentado e assim sucessivamente, até que ele seja resolvido. O processo de mineração faz com que a blockchain seja organizada em ordem cronológica. Dessa forma, cada problema matemático depende do outro para ser resolvido. Isso significa que é quase impossível um usuário reverter as operações anteriores, já que para isso ele precisaria recalcular todos os testes.ock Os usuários que disponibilizam seus computadores para fazer esses testes são chamados de mineiros. Em troca do trabalho, eles recebem unidades de bitcoins. O trabalho vai se tornando mais difícil à medida que mais pessoas vão aderindo, porque as chances de encontrar um bloco válido diminui. Por esse motivo, o processo de mineração é bastante competitivo. Qualquer pessoa pode ser tornar um mineiro, no entanto, é preciso ter uma máquina altamente potente, que seja capaz de processar o software de mineração e realizar bilhões de cálculos por segundo. Fontes: Bitcoin.org/UOL Economia/Nexo Jornal/Portal G1 Quer saber mais sobre o que é Bitcoin? Acesse aqui.

Comentário

Notícias mais relevantes