news

Como obter Monero?

maio 24, 2018 - 4:10 pm
A criptomoeda mais anônima do mundo, o Monero (XMR) pode ser tanto minerado quanto comprado.

Uma criptomoeda inflacionária

O Monero é uma criptomoeda anônima, baseada no protocolo CryptoNote, operando em uma rede Blockchain descentralizada. O projeto, o preferido para atividades ilegais, não prevê um limite de produção de unidades de XMR. Ao contrário de outras criptomoedas, como o Bitcoin e o Litecoin, a criação de XMR é, em princípio, infinita. Desta forma, o Monero seria uma moeda inflacionária. Segundo a própria, o Bitcoin, por exemplo, ser tornará uma moeda deflacionária a partir do encerramento de sua criação. Esse processo criativo é chamado de mineração. Em síntese, são usuários que empregam a energia e o poder de processamento de suas máquinas em prol da criação de criptomoedas. Desta forma, a verificação das transações na rede Blockchain também é feita de forma coletiva, impossibilitando fraudes.

A mineração de Monero

O sistema de mineração do Monero foi desenvolvido para garantir a segurança da sua rede Blockchain, inviolável graças à ação de seus algoritmos e nós verificadores, ao passo que cria novas unidades de XMR. Os mineradores inicialmente são agraciados com uma produção rápida. Em seguida, mantém uma produção de XMR constante. Todavia, a obtenção passa a ser baixa, a uma inflação anual fixa. Assim que este estágio é alcançado, os usuários são recompensados com taxas e um subsídio a cada nova unidade criada a cada 2 minutos, aproximadamente. Adicionalmente, essa mineração não pode ser feita por ASICs, máquinas dedicadas e, consequentemente caras. Esse impedimento foi implementado com o intuito de tornar a mineração do Monero acessível e igualitária.

Mineração individual ou em Pool

Em resumo, as chances de minerar Monero dependem da potência de processamento de um computador. Logo, ao optar por uma mineração individual, o usuário está competindo com outros mineradores. Caso, estatisticamente, seu computador consiga resolver um bloco, o usuário obter as unidades de XMR sozinho. Só para ilustrar, o bloco é, de forma simplificada, o conjunto de problemas a serem solucionados por um computador. Já ao interligar sua máquina a uma rede, as chances de resolver os blocos aumentam. Dessa forma, as recompensas também são divididas entre os mineradores, proporcionalmente à contribuição. Este é o chamado de Pool de mineração, que pode ter dezenas ou até mesmo milhares de máquinas interligadas. O site oficial do Monero (getmonero.org) apresenta uma lista completa de softwares gratuitos e pools confiáveis. Nesse sentido, cabe ressaltar que mineradores devem escolher tanto o software quanto o pool de acordo com critérios, tais quais o sistema operacional de sua máquina e localização geográfica. No Brasil também já existem comunidades dedicadas à mineração de Monero, como a Pool Tupi.

Cuidados com a mineração e compra direta de XRM

Bastante atrativa, a mineração de XRM possibilita bons resultados, principalmente se existe a possibilidade de empregar uma rede de computadores a uma energia elétrica de baixo custo. Entretanto, usuários devem estar atentos a Malwares, que maliciosamente podem infectar suas máquinas para tirar vantagem de sua capacidade de processamento. Além da mineração, unidades de Monero podem ser compradas também diretamente em plataformas peer-to-peer e casas de câmbio, as crypto exchanges, usando inclusive outras criptomoedas ou dinheiro real (somente em exchanges internacionais). De todas as formas, é indicada a instalação de um aplicativo carteira no celular ou hardware, para maior segurança.

Comentário

Notícias mais relevantes