Trading

Como operar “vendido” na Bolsa?

agosto 20, 2019 - 9:29 am

Os investidores novatos, muitas vezes se deparam com termos que desconhecem, por exemplo: “operar vendido na Bolsa”. Esse conceito significa formar uma posição de maneira que seja possível obter lucros com a queda de determinado ativo, como índices, ações, mercado futuro, opções, etc.

Dispondo de uma margem de garantia você consegue operar. Assim, ao finalizar a posição, é preciso comprar o mesmo produto com um valor mais baixo. Dessa forma, o investidor ganha com essa diferença de preços.

Logo, ganhar dinheiro com a desvalorização de um ativo parece difícil. Mas, na verdade, isso é totalmente possível. O mercado financeiro oferece gráficos para o investidor acompanhar a tendência de queda ou alta de uma ação. Portanto, as decisões dos traders são sempre baseadas em dados concretos.

Quando o assunto é renda variável, ocorre do ativo oscilar e mostrar sinais de que pode cair. De fato, o investidor que identifica essa tendência de queda se beneficia em relação aos demais. Assim, tende a desenvolver uma estratégia, formando uma operação, com o objetivo de lucrar com esse movimento. Porém, há muitos riscos envolvidos, devido às características específicas de operar vendido.

Margem de garantia

Antes de mais nada, é preciso saber que para operar vendido na Bolsa por mais de um dia, será preciso fornecer uma parte do total investido como garantia. Assim, caso sua operação seja bem sucedida, ou seja, resultar em lucros, essa margem será enviada de volta para você. Mas, se causar prejuízo, haverá um desconto.

Conforme as ações selecionadas, será determinado um valor para a margem. Além disso, outro critério é a plataforma de negociações das ações. Ao usar o home broker você verá a garantia que tem à disposição.

Operar vendido e comprado na Bolsa: qual a diferença?

Geralmente, operar vendido na Bolsa é uma tática que não ultrapassa o período de um dia.  Por outro lado, operar comprado é uma estratégia usada para longo prazo. Nela, o objetivo é lucrar quando um ativo está valorizando.

Em curto prazo, ou seja, em menos de um dia, a ideia do investidor é operar na busca de pequenas variações das cotações. Normalmente, ao perceber pontos de instabilidade do ativo, os investidores de day trading operam vendidos. Assim, seu parâmetro são os gráficos de preço e o volume das negociações.

Considerando a opção de operar vendido no swing trade, a diferença está na necessidade de alugar ações. Portanto, é essencial estabelecer os pontos de saída na sua operação, seja para ganhos ou perdas.

Para uma estratégia de longo prazo, como citamos, não é comum operar vendido na Bolsa. Isso porque se trata de uma operação que envolve diversos riscos e alavancagem. Logo, é recomendável realizar position trade, aguardando a valorização de um ativo.

Riscos envolvidos e como minimizá-los

Para reduzir os riscos envolvidos ao operar vendido na Bolsa, um trader precisa definir o quanto pretende lucrar e sua tolerância as perdas. Além disso, precisa conhecer os sinais de que algo pode dar errado.

Em razão da grande volatilidade do mercado, é provável que haja mudanças de cenário no decorrer da operação. Portanto, o ideal é saber estruturar uma operação desse tipo e não ignorar tais sinais. Para isso, é importante contar com as dicas de um profissional. Algumas delas são:

- Não arrisque alto

- Saiba operar o home broker

- Mantenha sua carteira de ativos em equilíbrio

Como operar vendido na Bolsa?

Primeiramente, você deve abrir uma conta numa corretora confiável. Saiba que tudo pode ser feito através da internet e de forma gratuita. Depois dessa etapa, você deverá realizar uma transferência de dinheiro da sua conta bancária. Além disso, para começar a operar é necessário ter um home broker para emitir ordens de compra e venda.

Artigo em parceria com Mejia Investments – Transformando pessoas comuns em Traders de Sucesso. Confira os cursos exclusivos de Trading na Bolsa da Mejia, aprenda tudo sobre Mercado Financeiro e como operar trading na prática.

Comentário

Notícias mais relevantes