Trading

Descubra o que são Dovish e Hawkish

agosto 29, 2019 - 4:01 pm

Certamente, muitos de vocês já ouviram ou leram na mídia especializada em finanças, mercados e economia, os termos hawkish e dovish. Eles são comumente usados ​​por analistas e traders para descrever as tendências monetárias prevalecentes. As taxas de juros, a inflação, o cenário de desemprego e o valor da moeda doméstica são alguns dos parâmetros importantes elaborados durante a política monetária, seja ela hawkish ou dovish.

O que é hawkish?

O nome hawkish vem do pássaro "hawk", conhecido por ser um predador rápido e mortal. No entanto, quando se fala em finanças, o termo vem com um pouco mais de nuance. No mundo cambial, "hawkish" se refere a uma perspectiva econômica a favor de altas taxas de juros. O termo hawkish é usado para descrever a política monetária contracionista. 

Por exemplo, se um representante do Federal Reserve dos EUA for chamado de hawkish, isso pode sinalizar que as taxas de juros do dólar estão aumentando. Embora taxas de juros mais altas possam significar menos dinheiro no bolso dos consumidores, também significa uma taxa de retorno mais alta para quem quer investir. 

Como tal, quando os juros sobem, geralmente é uma boa notícia para os traders. Assim, mais investidores compram uma moeda específica aumentando a demanda e, portanto, o valor da moeda.

Algumas palavras que poderiam ser usadas para descrever uma política monetária hawkish incluem:

- Forte crescimento econômico

- Inflação crescente

- Reduzindo o balanço

- Aperto da política monetária

- Aumento da taxa de juros

O que é dovish?

O nome dovish vem do pássaro "pomba", conhecido por ser dócil e gentil. No mundo financeiro, “dovish” se refere a uma perspectiva econômica que considera manter as taxas de juros baixas. O objetivo é incentivar o crescimento econômico.

Assim, quando as taxas de juros são mais baixas, os consumidores literalmente têm mais dinheiro para gastar. Dessa forma, as pessoas dovish acreditam que as implicações negativas das baixas taxas de juros, por exemplo, são insignificantes ao longo do tempo.

Algumas palavras que podem ser usadas para descrever uma política monetária dovish incluem:

- Fraco crescimento econômico

- Inflação decrescente / deflação (inflação negativa)

- Aumentando o balanço

- Afrouxamento da política monetária

- Cortes nas taxas de juros

Postura hawkish em relação à política monetária

A postura hawkiana se apoia no princípio de que nem sempre o cenário é favorável, em certos casos, o governo é obrigado a tomar medidas corretivas. Assim, uma opção é o aumento das taxas de juros. Isso se torna necessário, pois a inflação precisa ser levada a uma taxa estável, para isso, é preciso ter uma postura mais rígida.

Depois dessa ação, a atividade econômica diminui, mas apenas para ganhar impulso em um futuro próximo. Enquanto isso, a força da moeda doméstica também é impulsionada em relação às outras moedas estrangeiras. À medida que a taxa de juros aumenta no tom hawkish, pode ocorrer mais fluxo de fundos estrangeiros. Em consequência disso, a moeda tende a valorizar.

Perspectivas de política monetária dovish

Essa é uma posição oposta da hawkish, em que as taxas de juros são reduzidas para impulsionar a atividade econômica e o emprego. As duas posições, Dovish e Hawkish, não são completamente exatas e podem variar em um grau relativo, dependendo da antecipação ou expectativa.

Por exemplo, na crise econômica dos Estados Unidos em 2008, as taxas de juros na economia a curto prazo foram reduzidas para quase 0%, o que indicava uma postura dovish para impedir que a economia afundasse.

Como a posição do Banco Central afeta o mercado de ações

Agora que você entendeu o significado das expressões Hawkish e Dovish, vamos analisar como esse conceito influencia o banco central de um país no mercado de ações. Então, quando o banco central assume um conceito Hawkish, isso significa que espera que a inflação acelere no futuro. 

Portanto, ajusta a taxa de juros para cima. Como resultado, a economia desacelera porque os negócios emprestaram menos dinheiro por causa das taxas de juros mais altas. Assim, o banco central emite mais títulos do governo para atrair dinheiro para a economia. Isso gera um maior retorno do investimento em dividendos. Saiba como viver de dividendos.

Por outro lado, se o banco central tiver uma ideia dovish, deve acelerar a economia reduzindo as taxas de juros. Reduzir o custo dos juros do empréstimo tende a incentivar empresas e cidadãos a emprestar dinheiro para fazer negócios ou emprestar dinheiro para gastar mais em bens de consumo. Além disso, o banco central também compra títulos do governo de investidores no mercado de títulos para injetar dinheiro na economia novamente. Entenda tudo sobre Tesouro Direto.

Artigo em parceria com Mejia Investments – Transformando pessoas comuns em Traders de Sucesso. Confira os cursos exclusivos de Trading na Bolsa da Mejia, aprenda tudo sobre Mercado Financeiro e como operar trading na prática.

Comentário

Notícias mais relevantes