Educação Financeira

O que você precisa saber antes de começar a investir

agosto 27, 2018 - 12:26 pm
Antes de começar a investir, é fundamental ter bem claro porque se está investindo. Você deve ter um propósito por trás do esforço que pretende fazer. Se você acredita no seu objetivo, será muito mais fácil não perder o foco na caminhada. O percurso muitas vezes é longo, e vários sabotadores aparecerão para lhe tirar de seu rumo. Sua capacidade de se manter nos planos determinará sua vitória ou derrota.

Quanto tempo eu tenho?

Uma das primeiras coisas que você precisa se perguntar antes de começar a investir é “Por quanto tempo?”, e assim escolher os investimentos certos. Por exemplo, se você está economizando para alcançar sua liberdade financeira, e está atualmente na casa dos 25 anos, tem muito tempo para atingir seu objetivo. Como dispõe de um período longo, pode ser mais agressivo com seus investimentos, com uma carteira diversificada para obter as melhores variações do mercado financeiro. Mas, se você tem 25 anos e quer comprar um apartamento nos próximos 5 anos, seu tempo disponível é menor. Assim, seus investimentos devem ser muito mais conservadores. Terá que ter muito mais disciplina ao economizar, e buscar investimentos que lhe garantam a compra do bem sem riscos.

Exemplo de cliente em dúvida de como começar a investir

Um cliente recentemente me consultou sobre o assunto. Sua dúvida era: Ele deveria comprar um apartamento à vista, com o dinheiro que já havia juntado, ou continuar vivendo de aluguel, deixando suas economias investidas? Antes de dar uma resposta, perguntei a ele qual era seu objetivo principal com o dinheiro poupado. Ele então me respondeu que gostaria de ter uma aposentadoria tranquila. Ele não tinha o imóvel como prioridade, então decidimos que era hora de turbinar ainda mais seus investimentos.  Com uma nova carteira dedicada estrategicamente ao seu objetivo. Vale dizer que, no caso dele, sua reserva era suficiente para cobrir os custos com aluguel e para iniciar os planos de aposentadoria. Se tivéssemos decidido pela compra do apartamento, certamente o caminho até sua meta seria muito mais longo. Por outro lado, com a escolha que fizemos, muito provavelmente o potencial crescimento de seus investimentos permitirá que, no futuro, o imóvel será adquirido com muito mais tranquilidade. O exemplo demonstra como a ajuda de um profissional capacitado pode ser um atalho que poupa muitos anos de investimento e planejamento.

Cuidado com as promessas milagrosas

Quando o assunto é investir, você será constantemente bombardeado por informações e conselhos sobre a próxima grande oportunidade. Seus amigos lhe darão dicas de ações das quais ouviram falar, ou de um negócio estão começando, no qual você deve investir. Existirão aquelas famosas corretoras e casas de análises com promessas de enriquecimento mágicas, com as quais não exista a chance de perda de capital. Você deve ficar atento quando surgirem essas oportunidades milagrosas. Ganhar dinheiro não é fácil! Estude muito bem antes de tomar um caminho que não está dentro de seu perfil de investidor.

Siga seu plano

Se você conhece o "porquê" de seus investimentos, saberá a direção correta a tomar com seu dinheiro. Tenha sempre como objetivo manter o poder de compra, alcançar suas metas e aumentar sua qualidade de vida. Suas decisões financeiras não devem aumentar seus níveis de estresse. Se você está assumindo mais riscos do que pode suportar, e esses riscos estão lhe causando preocupação excessiva, você não está investindo corretamente. O investimento deve ser feito para lhe dar conforto emocional, e não o contrário. Entendendo porque você está investindo, e executando adequadamente os planos estratégicos, sua qualidade de vida aumentará significativamente. É preciso, mais do que nunca, entender que o seu dinheiro foi fruto de muito trabalho. E que você deve tomar definitivamente conta do que é seu. Não deixe seu futuro nas mãos de instituições financeiras, com seus lucros astronômicos. Antes de se perder nas inumeráveis opções de investimentos disponíveis no mercado, tire um tempo para pensar sobre o assunto. Pergunte a si mesmo qual o destino de suas economias no futuro. E se você estaria disposto a colocá-las em risco. Entendendo isso, poderá investir de maneira mais inteligente, e usar seus recursos da maneira mais eficiente. Seu dinheiro, gerenciado de maneira estratégica, levará você à conquista de seus objetivos de vida! Antes de começar a investir, tenha objetivos claros, e não perca o foco. Fica a minha dica!

Comentário

Notícias mais relevantes