Blockchain

Empresas que investem e utilizam o Blockchain

maio 17, 2018 - 9:19 am
O Blockchain é mais conhecido por sua associação com o Bitcoin. No entanto, muitas pessoas não sabem que essa tecnologia está sendo aplicada em várias empresas. Em suma, trata-se de um banco de dados validado por uma comunidade aberta em vez de uma autoridade centralizada.  Em síntese, este sistema digital faz parte de um conjunto de registros transacionais que compõem um bloco vinculado a outros blocos. Logo, a medida que novos registros são criados no sistema, eles são confirmados por uma rede de computadores.

Veja algumas empresas mundialmente conhecidas que aderiram ao Blockchain

Walmart

Os funcionários do Walmart usam o Blockchain para rastrear alguns produtos desde a sua origem. Assim podem verificar de que fazenda as frutas vieram e onde estão estocadas, por exmeplo. 

FedEx

A FedEx, gigante do setor de transporte marítimo, entrou para o BiTA em fevereiro e já lançou um programa piloto com o Blockchain. Dessa forma, a ideia é ajudar a resolver problemas com clientes. A FedEx também espera usar essa tecnologia para armazenar registros.

Microsoft 

Sob o mesmo ponto de vista que outras empresas, a Microsoft está muito interessada nessa tecnologia. Definitivamente, seus executivos acreditam que esse sistema pode ser mais rápido e eficiente, além de simplificar as operações. A empresa possui atualmente mais de 40 patentes arquivadas. 

MasterCard

A Mastercard investiu muitos recursos na implementação dessa tecnologia em seus serviços. A princípio, a empresa espera criar novas oportunidades de negócios para a transferência digital de valor entre instituições financeiras.

Dell 

A Dell acredita que essa é uma das tecnologias mais importantes dos últimos dez anos. A empresa criou um projeto para ajudar os clientes a entender e se adaptar ao sistema. De acordo com seus idealizadores, o objetivo é reduzir custos e gerar receita. 

IBM

Da mesma forma que à Microsoft, a IBM pretende usar amplamente esse sistema inteligente. Afinal, tem 27 patentes registradas. Segundo o porta voz da empresa, a intenção é criar um sistema corporativo distribuído no qual todos os participantes e suas identidades digitais sejam conhecidas.

Usos curiosos da Blockchain

A empresa de energia LO3 Energy, junto com a Siemens, está investindo nesse sistema para inovar nas formas de uso, geração, armazenamento, compra e venda de energia. Foi criado um aplicativo para os clientes que possuem painéis solares venderem créditos ambientais para outras pessoas que não tem acesso à energia solar, sem a necessidade de empresas intermediárias. Outra ideia inusitada foi a criação do aplicativo para smartphone LegalFling baseado em contratos inteligentes. Antes das relações sexuais, o app pede e confirma o consentimento, além de outros detalhes. Logo, são criados acordos jurídicos entre os participantes. Uma empresa da China chamada Shenzhen Ming Ming Technology Co, criou uma escova de dentes junto com um aplicativo para smartphone. Segundo o review do produto, ele permite identificar se os dentes foram bem limpos. Bem como fornecer dados sobre toda a atividade de escovação. Em conclusão, o Blockchain está sendo cada vez mais utilizado por corporações empresariais. De modo que, usar essa tecnologia emergente em vez de métodos tradicionais pode ser mais rápido, eficiente e financeiramente vantajoso.

Comentário

Notícias mais relevantes