news

FED não pretende lançar criptomoeda própria

setembro 7, 2019 - 3:35 pm

O presidente do Federal Reserve (FED), Jerome Powell, disse que o banco central não está considerando o lançamento de sua própria criptomoeda. A declaração ocorreu durante uma sessão de perguntas e respostas em Zurique, na Suíça.

Em resposta a uma pergunta se os bancos centrais estão perdendo as oportunidades apresentadas pelas moedas digitais, Powell afirma que, embora o FED esteja observando os casos de uso das moedas digitais, não é algo que o banco central esteja "considerando ativamente". 

O Federal Reserve é considerado o banco central dos Estados Unidos. Dessa forma, é responsável por elaborar a política monetária do país, além de supervisionar o sistema bancário.

Possibilidade de fraude

De acordo com Powell, as pessoas que pensam em uma nova moeda para os Estados Unidos, devem considerar que uma coisa é falsificar cédulas de papel, outra é invadir uma carteira digital e multiplicar as moedas com um computador. Portanto, há várias questões relacionadas a segurança que devem ser levadas em conta.

Powell também cita a falta de demanda por moedas digitais, dizendo que "os consumidores têm muitas opções de pagamento e que "eles não estão clamando por isso". Assim, Powell acredita que esse tema ainda não faz parte do universo da maioria das pessoas em todo o mundo. Logo, apenas a comunidade de criptografia deseja que as criptos substituam o dinheiro.

Presidente do FED cita Libra do Facebook

Em relação à moeda digital Libra do Facebook, Powell observa que, devido ao tamanho da base de usuários da rede social, sua stablecoin poderia ser "sistematicamente importante em pouco tempo". No entanto, Powell alerta que a Libra precisa ser mantida com as mais altas expectativas regulatórias e de supervisão.

Além disso, deve oferecer um eficiente sistema de segurança. Em comentários anteriores, Powell, disse que os bancos centrais não estão perdendo por não entrar no espaço da moeda digital. Mas, curiosamente, o FED não descarta a adoção em massa. Porém, disse que isso pode trazer alguns problemas.

Por fim, Powell demonstrou preocupação com algumas coisas, principalmente no que diz respeito à poupança. Ele disse que atualmente, se muitas pessoas colocarem seu dinheiro em um "banco digital", dificultaria o controle monetário. Isso porque todo o dinheiro estaria armazenado em carteiras digitais.

De fato, representantes do FED disseminam comentários pessimistas sobre o mercado de criptomoedas. Em julho, Raphael Bostic, presidente da divisão do FED de Atlanta, na Geórgia, disse para investidores e entusiastas evitarem bitcoins e outras criptomoedas.

Comentário

Notícias mais relevantes