Mineração

O que é mineração? Saiba tudo sobre um dos processos mais importantes do Bitcoin

julho 31, 2018 - 11:53 am
O que é mineração? Essa é uma dúvida muito frequente quando falamos em criptomoedas, por isso, nós vamos explicar detalhadamente esse processo.  A mineração é um dos processos mais importantes dentro da rede Bitcoin. É por meio dela que novas moedas são geradas e as transações são validadas com segurança. O nome dado à operação é uma analogia à mineração de ouro justamente por conta da criação de novos bitcoins. O processo ocorre dentro da blockchain e é responsável por verificar cada bloco antes que ele seja aceito e evitar fraudes na rede. Dessa forma, a mineração consiste em utilizar hardwares ultra potentes para executar softwares especializados e validar as transações. Qualquer usuário pode realizar o processo de mineração, no entanto, é necessário ter máquinas especializadas.

O que é mineração - Como funciona o trabalho dos mineiros?

Aqueles que disponibilizam suas máquinas para minerar bitcoins são chamados de mineiros ou mineradores. O trabalho de um mineiro ocorre da seguinte forma: o usuário se dispõe a criar novos bitcoins e passa a fazer parte de uma rede com outros mineiros. Ao ser inserido nessa rede de ponto a ponto (P2P), ele começa a receber informações sobre as transações. Para que essas transações sejam autorizadas, o hardware deve resolver um problema matemático complexo no tempo exato de 10 minutos. Para isso, é necessário que a máquina faça bilhões de cálculos por segundo e, caso o teste são seja solucionado, novas provas são apresentadas, até que haja uma resposta correta.

Testes garantem que a rede esteja sempre em segurança

O intuito desses testes é fazer com que a rede esteja sempre em segurança. Já que os blocos são organizados em ordem cronológica, dentro da blockchain e um bloco depende do outro. Um usuário só conseguiria reverter uma operação já concluída se ele recalculasse todos os testes, de todos os blocos, o que é quase impossível.

Como são gerados os novos bitcoins?

Os novos bitcoins são gerados a partir da resolução dos problemas matemáticos. Esses códigos são emitidos em sequências de bits gerados pelo próprio algoritmo do programa e recebem o nome de “hash”. Assim que os hashs são enviados para a rede, os mineiros entram em uma competição de quem irá decifrar o cálculo primeiro. Isso ocorre porque aquele que resolve antes dos outros é recompensado com uma determinada quantidade de bitcoins. Todos os usuários envolvidos no problema são avisados de que há um vencedor e devem validar a ação para que o indivíduo possa utilizar as suas moedas.

Mineradores são recompensados com 12,5 bitcoins por bloco minerado

Atualmente, um minerador é recompensado com 12,5 bitcoins por cada bloco minerado. Mas esse valor é reduzido pela metade a cada quatro anos. Isso porque ao criar a rede, Satoshi Nakamoto determinou que só poderiam existir 21 milhões de unidades de bitcoins o mundo. Isso significa que a criação da moeda é limitada e tende a ficar cada vez mais difícil.

Qualquer usuário pode ser um minerador?

A atividade de mineração não está restrita a um tipo de usuário específico. Mas nem todos possuem equipamentos capazes de atuar no processo. Para se tornar um mineiro, o indivíduo precisa investir em hardwares e softwares ultrapotentes, além de ter uma grande fonte de energia. As máquinas envolvidas na mineração fazem bilhões de cálculos por segundo e, por isso, consomem uma grande quantidade de energia elétrica. Consegui aprender o que é mineração? Esse é só um artigo inicial, tem muito mais conteúdo sobre esse tópico tão impontante no nosso Academy. O próximo material é uma aprofundada em como funciona a mineração. Confere lá.  Redação

Comentário

Notícias mais relevantes