Noticias

Bitcoin Cash: Hard fork divide comunidade

novembro 10, 2018 - 12:22 pm
A Coinbase anunciou recentemente que está preparada para suportar o roadmap de bifurcação do Bitcoin Cash (BCH) publicado pela bitcoincash.org. Esse anúncio define ainda as linhas de batalha de uma guerra civil em curso que ameaça dividir a comunidade BCH.

Facções em guerra

O BCH está programado para trabalhar a cada 6 meses, conforme seu protocolo. Isso pode acontecer sem uma divisão de cadeia. No entanto, as atualizações só podem ocorrer se houver um claro consenso. Porém, isso não está havendo. Em 8 de agosto, o Bitcoin ABC, a principal implementação da rede Bitcoin Cash, publicou sua proposta de mudar os protocolos de consenso da rede. Logo, o Bitcoin ABC ofereceu mais detalhes, com o lançamento do Bitcoin ABC 0.18.0. Assim, propôs novos recursos, como habilidades inteligentes de contrato, serviços oracle e melhorias de escala para a rede BCH. Uma semana depois da proposta, Jimmy Nguyen, CEO da empresa de pesquisa de blockchain nChain, anunciou sua implementação do Bitcoin Cash chamada de Bitcoin SV. Trata-se de um “cérebro-filho” de Craig Wright, um proeminente membro da comunidade BCH.  O Bitcoin SV tem como objetivo substituir pelos seus, os scripts do Bitcoin ABC. Além disso, expandir o tamanho dos blocos do Bitcoin Cash dos atuais 32MB para um tamanho máximo de 128MB. Como as implementações do Bitcoin ABC e do Bitcoin SV não são compatíveis, o hard fork que ocorrerá no dia 15 de novembro pode desencadear uma divisão na rede, separando-a em duas cadeias incompatíveis.  Reconhecendo o risco de uma potencial divisão em cadeia, Andrew Stone, o principal desenvolvedor do Bitcoin Unlimited, atualmente o segundo cliente mais popular da rede BTC, propôs uma solução para cessar-fogo, chamada BUIP098. A ideia visa implementar as mudanças propostas tanto pelo Bitcoin ABC como pelo Bitcoin SV.  A proposta de Stone exigiria que os operadores de nó, ou seja, os mineiros, mudassem para o Bitcoin Unlimited. Portanto, se os mineradores migrarem, os recursos do Bitcoin ABC e do Bitcoin SV poderiam ser ativados através do BIP 139 (votação da minoria) ou consenso emergente.

Status atual

Ao se aproximar o dia 15 de novembro, quando o hard fork será efetivado, grandes empresas e mineradoras começaram a anunciar suas posições no debate sobre o Bitcoin Cash, na esperança de influenciar o apoio dos mineradores. Bitcoin Cash ABC foi endossado por empresas bem estabelecidas e influentes como Binance e Coinbase.  Na quinta (08), a Poloniex abriu negociação do novo hard fork. Segundo a empresa, o objetivo é ser imparcial, oferecendo liberdade de escolha aos investidores. O Bitcoin Cash SV reuniu o apoio da CoinGeek, o maior pool de mineração de BCH, bem como de Craig Wright da SV Pool e da Cobra, a proprietária pseudônima do bitcoin.org. Provavelmente, o hard fork dividirá o BCH em duas redes rivais: Bitcoin Cash SV e Bitcoin Cash ABC. No entanto, isso não é diferente do hard fork de 2017, no qual o BCH se separou da rede Bitcoin, criando um novo blockchain e moeda.

Resumo

- Atualmente existem três propostas de implementação para a rede Bitcoin Cash: Bitcoin ABC, Bitcoin Unlimited e Bitcoin SV. - Bitcoin ABC irá adicionar novos recursos. Por exemplo: habilidades de contrato inteligente, serviços oracle e melhorias de escala para a rede Bitcoin Cash. - O Bitcoin Unlimited implementará as alterações do Bitcoin ABC e do Bitcoin SV. Dessa forma, permitirá que os mineiros votem nos recursos que desejam. - O Bitcoin SV irá substituir os scripts do Bitcoin ABC por seus próprios. Além disso, expandir o tamanho do bloco do BCH de 32MB para 128MB. Queda do Bitcoin Cash Nas últimas 24 horas, o Bitcoin Cash registrou queda de 4,8%. Atualmente, está cotado em US$ 546.

Comentário

Notícias mais relevantes