Noticias

Desempenho do Bitcoin é o melhor entre os ativos de 2019

outubro 5, 2019 - 3:45 pm

Atualmente, o desempenho do bitcoin (BTC) é o melhor entre os principais ativos do mercado financeiro. Assim, ultrapassa o ouro, as ações e os títulos. No terceiro semestre, os preços do BTC marcaram cerca de US$ 8.308. Portanto, aumentou 114% no ano. No entanto, as principais críticas ao bitcoin é a sua volatidade e falta de valor subjacente real. 

Entretanto, com a economia global desacelerando e trilhões de dólares em títulos do governo com rendimentos negativos, o bom desempenho do bitcoin esse ano pode atrair novos investidores. Segundo consultores de criptografia, o interesse de investidores institucionais deve impulsionar ainda mais o desempenho do bitcoin. Assim, fundos de pensão com dificuldades em cumprir suas obrigações com os beneficiários podem focar nas criptomoedas.

Relatório destaca desempenho do Bitcoin

De acordo com um relatório recente emitido por analistas de Wall Street, as ações do setor de tecnologia tiveram o melhor desempenho no acumulado do ano. Por outro lado, o preço do bitcoin cresceu quatro vezes mais que essas ações.

A partir de dezembro de 2017, o desempenho do bitcoin começou a chamar a atenção. Isso porque subiu mais de 20 vezes. Dessa forma, atingiu uma marca histórica de US$ 20.089. Porém, em 2018, o BTC ficou abaixo desse pico.

Reserva de valor

De fato, no universo criptográfico há opiniões divergentes sobre os reais motivos da alta performance do BTC. Algumas delas se referem ao fato da criptomoeda ser descentralizada, com políticas independentes dos governos. Além disso, é baseada na tecnologia blockchain.

Conforme essas regras, a oferta de bitcoin é limitada a 21 milhões. Assim, a moeda não está propensa à inflação, como o dólar e o euro. Aliás, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump declarou aversão ao bitcoin. Além disso, determinou cortes significativos nas taxas de juros, sendo que acusa a China de diminuir o valor de sua moeda, o yuan, com a intenção de obter vantagens no comércio internacional.

Muitos entusiastas de criptomoedas consideram que o bitcoin é o “ouro 2.0”, mais aprimorado tecnologicamente. Além disso, acreditam que o BTC é uma reserva confiável de valor. Segundo Qiao Wang, chefe de produto da Messari em Nova York, o bitcoin deve se tornar o ouro digital.

No entanto, todos concordam que o bitcoin é altamente especulativo. Conforme David Martin, diretor de investimentos da Blockforce Capital, devido as dramáticas oscilações de preços nos últimos anos, muitos investidores ainda têm receio em apostar no bitcoin.

No momento da impressão, conforme a Coin Market Cap, o preço do bitcoin é de US 8.117.

Comentário

Notícias mais relevantes