Noticias

Nasdaq lança plataforma com índices de Bitcoin e Ethereum em tempo real

fevereiro 26, 2019 - 2:05 pm

Os tão esperados índices de Bitcoin e Ethereum da Nasdaq saíram da plataforma de lançamento nesta semana, sinalizando outro passo gigantesco em direção à aceitação e adoção do mainstream.

Bitcoin e Ethereum Indexados

A bolsa de valores ampliou seu serviço global de dados na segunda-feira para incluir Bitcoin e Ethereum. Em um anúncio oficial no início deste mês, afirmou que através de sua relação de disseminação de dados com a Brave New Coin, a Nasdaq enviará informações em tempo real sobre o índice Bitcoin e Ethereum sobre o Nasdaq Global Index Data ServiceSM (GIDS).

O serviço, originalmente iniciado em 1971, fornece dados de índices atuais e históricos para o conjunto diversificado de índices globais da Nasdaq, que abrange, inclusive, todas as áreas geográficas e várias classes de ativos. Ou seja, de agora em diante, ele incluirá as duas principais criptomoedas, Bitcoin e Ethereum.

O entusiasta do Bitcoin e personalidade do twitter, Alex Ziupsnys, comentou o quão grande será esse desenvolvimento para a adoção geral de criptografia. Os preços do Bitcoin e do Ethereum serão agora exibidos em milhares de escritórios. Além também de áreas de comércio em todo o mundo, juntamente com as principais commodities e moedas fiduciárias.

"NASDAQ lançando seu índice de bitcoin em sua plataforma hoje. Eles estão percebendo claramente e não querem ficar para trás. A adoção acontece gradualmente bem na sua frente. Até que, você finalmente faz uma pausa, olha em volta e o bitcoin é o ativo dominante. Isso é grandioso".

Índice amplamente referenciado

O Bitcoin Liquid Index (BLX) e o Ethereum Liquid Index (ELX) oferecerão uma “taxa spot ou de referência em tempo real” pelo preço de 1 BTC e 1 ETH, respectivamente. As tarifas são cotadas em dólares americanos e “com base nos fins mais líquidos de seus mercados”. Assim, os dados serão atualizados com uma frequência de trinta segundos.

O operador de câmbio afirmou, inclusive, que o BLX é um dos índices BTC mais amplamente referenciados entre os operadores de criptografia e foi calculado até 2010. Da mesma forma, o ELX foi calculado em 2014. Ambos os índices são calculados usando uma metodologia que tem sido independentemente auditado contra os principais princípios da IOSCO.

Bitcoin poderia se tornar moeda de reserva global

Ziupsnys continuou a acrescentar que o Bitcoin poderia valer milhões de dólares por moeda. Isso se satisfizesse seu potencial de se tornar a moeda de reserva do mundo.

Contudo, com uma guerra comercial iniciada pelos EUA, a confiança na atual moeda dominante, o Dólar, está diminuindo rapidamente, especialmente na Rússia e na Ásia. Entretanto, algumas pessoas, como o investidor bilionário Warren Buffet, ainda não estão convencidos de chamar o Bitcoin de uma ilusão sem nenhum valor único. Ele o comparou com Wall Street, acrescentando de maneira irreverente que atrai charlatães. "Se você faz algo falso saindo e vendendo ioiôs ou algo assim, não há dinheiro nisso. Mas, quando você entra na Wall Street, há muito dinheiro". Buffet claramente ainda não ouviu falar do Lobo de Wall Street. Ou talvez ele seja o lobo e o Bitcoin é uma ameaça ao seu estilo de vida bilionário. Como Adam Draper eloquentemente colocou, “eu estaria atacando o Bitcoin se 80% do meu dinheiro fosse trancado pelos bancos”.

Comentário

Notícias mais relevantes