Noticias

O que é Ethereum Classic?

julho 25, 2018 - 2:19 pm
A Ethereum Classic (ETC) é uma plataforma de código aberto, peer-to-peer, baseada na tecnologia blockchain e no código original da Ethereum (ETH). Assim como a Ethereum, fornece um token de valor, ou "altcoin", chamado "classic ether". Após o hard fork, os blockchains foram divididos e agora agem individualmente. As transações são validadas pelos próprios usuários através da mineração com códigos criptografados. Dessa forma, o sistema funciona de maneira distribuída, oferecendo recompensas aos usuários conforme o poder computacional.

Objetivos

Os principais propósitos da Ethereum permanecem no Ethereum Classic. Primeiramente, o objetivo é criar uma plataforma blockchain que permita que os desenvolvedores de softwares criem aplicativos cujos bancos de dados e transações sejam armazenadas, não em um único servidor pertencente a uma empresa específica, mas em todos os nós e usuários conectados ao blockchain Ethereum Classic.

Diferenciais

Como plataforma, o Ethereum Classic procura tirar proveito do incrível poder por trás da tecnologia blockchain do Bitcoin. Assim, os desenvolvedores do BTC restringiram o blockchain para apenas computar as transações em moeda. No entanto, o Ethereum Classic pretende construir um sistema de computação descentralizado no topo do blockchain.

Como foi criado o Ethereum Classic?

O projeto Ethereum foi criado pelos desenvolvedores Mihai Alisie, Vitalik Buterin, Charles Hoskinson, Anthony Di Iorio, Gavin Wood e Joe Lubin, em janeiro de 2014. Em 25 de outubro de 2016 surgiu o Ethereum Classic que passou por um hard fork técnico para ajustar o preço interno para a execução de vários códigos operacionais. A princípio, o Ethereum Classic foi criado como uma forma de permitir que os contratos inteligentes sejam executados exatamente como programados, sem a interferência de terceiros. A comunidade ETC argumenta que o contrato inteligente DAO fez o que estava programado para fazer e que nenhuma ação deveria ser tomada para censurar o contrato. Quando o hard fork foi implementado, os usuários que não concordaram com essa decisão resolveram não atualizar seu software e continuar a mineração no blockchain que não tinha essa implementação. Porém, como o hard fork cria uma incompatibilidade entre as novas e versões anteriores, os usuários que decidiram permanecer no blockchain "original", têm  divergido.

Como funciona Ethereum Classic

A Ethereum Classic é alimentada pelo "Classic Ether", que é usado para pagar os usuários por produtos e serviços, bem como por taxas de transação. Apesar de todas as desvantagens da plataforma (ou seja, a falta de acesso a novas atualizações da ETH), ainda é uma plataforma na qual as aplicações descentralizadas podem ser desenvolvidas. Os bancos de dados e transações dos aplicativos são armazenados em todos os nós da plataforma.

Perigos do Ethereum Classic

A criação de uma "blockchain dupla” é uma situação problemática que o Bitcoin tem tentado evitar há muito tempo. Isso cria confusão entre os investidores e usuários casuais. Além disso, abre possibilidades para ataques de repetição em ambos blockchains.  Portanto, se um usuário transmite uma transação assinada em um dos blockchain, essa transação pode ser repetida na outra cadeia. De modo sem que haja o consentimento do detentor da chave privada. Isso porque a assinatura criptográfica da referida transação já é pública na outra blockchain.

ETC vs ETH

Esse tema dividiu a opinião no momento em que as duas comunidades se separaram. Há aqueles que acham que foi uma boa iniciativa dividir o blockchain Ethereum para manter a confiança nele. Por outro lado, há aqueles que acreditam que um blockchain nunca deve ser mudado. Portanto, a bifurcação que criou ETH e ETC quebrou uma das principais regras do blockchain: a imutabilidade.

Ethereum Classic no Coin Market

Posição no ranking: 15º Valor de mercado: US$ 1.684.670.364  Preço atual: US$ 16,31 Dia: 25/07/2018 às 11:30.

Comentário

Notícias mais relevantes