Trading

O que é Scalping trade?

agosto 8, 2019 - 2:00 pm

Nos mercados financeiros, existem numerosos estilos e metodologias de negociação diferentes empregados com o objetivo de alcançar lucratividade. Uma das formas mais proeminentes é conhecida como scalping trade (do inglês “cambista de rua ou mascate”).

Trata-se de um método no qual o negociante decide obter pequenos lucros rapidamente à medida que se tornam disponíveis no mercado. Ou seja, uma estratégia de day trading, que consiste em operar diariamente no mercado.

O scalping trade centra-se na identificação de flutuações no preço durante um curto período de tempo. Essencialmente, essa filosofia de negociação baseia-se na ideia de que a obtenção de pequenos lucros limita repetidamente o risco e cria uma vantagem para o trader. Logo, a viabilidade do scalping trade como abordagem comercial depende de vários fatores:

Baixos custos de transação: Comissões e taxas precisam ser minimizadas para facilitar uma abordagem de alto volume para a negociação.

Entrada e saída eficientes no mercado: É necessária uma tecnologia adequada de hardware e software para interagir de forma eficiente no mercado. 

Identificação comercial de alto volume: Uma parte importante da metodologia de scalping trade é repetir várias vezes os pequenos lucros. Portanto, é crucial que a estratégia adotada seja capaz de produzir um grande volume de negócios possíveis.

Alta liquidez de mercado: A capacidade de entrar e sair do mercado de forma rápida e eficiente depende do número de potenciais compradores e vendedores disponíveis ao preço desejado pelo profissional. Assim, mercados com alto grau de liquidez são os principais candidatos para o scalping trade.

As 3 ferramentas mais usadas pelos scalpers:

1 - Tape Reading (fita de leitura)

Essa estratégia permite capturar configurações específicas até a negociação, tanto em posições longas quanto curtas. O Tape Reading também é útil na tomada de decisão para fechar uma posição. Para utilizar esse método, a plataforma de negociação deve fornecer certas ferramentas: janela de cotações (o chamado Nível II) e janela de transação (as chamadas Horas e Vendas).

2 - Análise Técnica

A análise técnica tenta usar informações de preço e volume de ações passadas para prever movimentos futuros de preços. Dessa forma, quando realizada de forma adequada, posições de negociação podem ser tomadas. A análise técnica pode ser usada para negociação de curto prazo ou compra de posição a longo prazo.

3 - VWAP 

Essa ferramenta é usada para identificar pontos de liquidez. O VWAP mostra os níveis de preços considerando o volume. O objetivo é movimentar o mercado entrando em grandes ordens de compra ou venda. O VWAP auxilia na identificação de preços líquidos e ilíquidos de um ativo específico durante um período de tempo muito curto. Portanto, atua como uma referência para preços de um mesmo dia. A fórmula é a seguinte: VWAP = Número de ações negociadas X Preço / Volume total de ações

Scalping x Day Trading x Position x Swing Trading

Muitos traders acreditam que o day trading e o scalping são semelhantes. Embora ambos os estilos de negociação ocorram dentro de um dia de negociação, há certas diferenças. Um day trade abre e fecha menos posições em comparação com os scalpers. Embora ambos sejam negociados intraday, em última análise, o objetivo de um day trader é apontar para um pedaço maior do movimento esperado de preço diário. 

Normalmente, os scalpers também usam estratégias de position trade. Assim, compram ativos e seguram por um certo tempo visando a valorização, com o objetivo de receber dividendos. O último estilo de negociação é o swing trading, que é uma metodologia de negociação em que os traders entram e saem esporadicamente durante dias ou semanas. Swing trading é um sistema que busca oportunidades de negociação de prazo intermediário, diferente da negociação de longo prazo.

Vantagens do scalping trade

Talvez a maior vantagem atribuída a uma abordagem de negociação baseada na metodologia de scalping trade seja a exposição limitada do mercado ao comerciante. Em suma, o scalping trade é uma estratégia comercial de curto prazo.

Portanto, o trader (e o capital da conta de negociação) é vulnerável a volatilidades do mercado de curto prazo. Geralmente, esse tipo de negociação protege o trader de riscos sistêmicos presentes no mercado e limitam a responsabilidade potencial de cada negócio.

Outra vantagem é a capacidade de um comerciante lucrar com mercados rotativos ou lentos. Embora os mercados mais líquidos e voláteis são o principal alvo de muitas operações de scalping trade, a negociação com o objetivo de capitalizar os pequenos movimentos do mercado pode revelar-se lucrativa nos mercados estacionários.

Muitas vezes, as metodologias de negociação baseadas em tendências lutam quando confrontadas com mercados presos em uma fase de consolidação ou rotacional. Nesses estados de mercado, as flutuações nos preços são limitadas, com os movimentos de preço em si, não sendo robustos o suficiente para atingir as metas de lucro exigidas. 

Assim, scalping trade elimina a necessidade de um movimento de mercado direcional para obter lucro. Isso porque pequenas flutuações no preço são suficientes para alcançar a lucratividade.

Desvantagens do scalping trade

Há inúmeras desvantagens numa abordagem de negociação com base no scalping trade. Primeiramente, aquelas relacionadas à disciplina e psicologia do trader. A própria natureza desse tipo de negociação é a obtenção de pequenos lucros, a fim de limitar o risco e criar um fluxo consistente de receita. 

No entanto, na busca de pequenos lucros, o cambista deixa de lado os mercados de tendências potencialmente lucrativos. Além disso, os movimentos de preços grandes e direcionais. Por sua vez, é possível que um trader “perca” repetidamente tendências e lucros generosos enquanto adere ao plano de negociação do scalping. 

Com o tempo, o medo de perder esses movimentos pode testar a disciplina do profissional e prejudicar psicologicamente o seu desempenho. Outra desvantagem de empregar uma abordagem de scalping trade é o aumento do uso de alavancagem

Logo, para obter um lucro aceitável em um determinado negócio, os traders geralmente empregam grandes quantidades de alavancagem para aumentar o lucro. Dessa forma, essa estratégia age como uma faca de dois gumes. No caso de uma negociação não ser um sucesso imediato, a responsabilidade potencial é aumentada.

Negociando com Bitcoin

O scalping trade não demorou muito para entrar no mundo do Bitcoin. Os comerciantes desse mercado em crescimento estão sempre à procura de métodos para obter lucro. Porém, algumas características do Bitcoin podem ser desafiadoras para os traders de scalping.

O Bitcoin é volátil, portanto, o scalping trade fornecerá uma série de oportunidades comerciais. No entanto, será preciso aderir a paradas rigorosas para evitar entrar em um congestionamento.

Existem muitas corretoras que oferecem 15 a 1 de alavancagem. Algumas até oferecem uma alavancagem de 50 a 1. Enquanto isso parece bom, na realidade, pode expor o trader ao risco de explodir sua conta.

Comentário

Notícias mais relevantes