Educação Financeira

O segredo do sucesso na sua vida financeira

maio 7, 2018 - 8:19 am
Parece bastante óbvia a ideia de que ter muito dinheiro tornará você uma pessoa bem sucedida. Para mim, a questão não é tão simples assim. Acredito que, mais importante do que ter dinheiro, é não deixar que ele comande a sua vida, pela falta ou pelo excesso. Suas escolhas não devem girar em torno disso. Dinheiro é meio, não é fim. Você é o dono dele, e não o contrário. Mais fácil falar do que fazer, não é mesmo?

O segredo para administrar sua vida financeira

A falta de dinheiro é o principal pretexto utilizado pelas pessoas para justificar suas frustrações, sua infelicidade, e principalmente o fato de passarem a vida abrindo mão de fazer o que lhes dá prazer e realização. Quantas vezes já você ouviu alguém dizer que seria mais feliz se tivesse mais dinheiro? Você mesmo, quantas vezes já se pegou dizendo isso? Na minha experiência de 29 anos trabalhando nesta área, me cansei de ver gente de todo tipo, pobres felizes e infelizes, ricos realizados ou frustrados. Dinheiro não é garantia ou condição para a felicidade. O importante é aprender a gerenciar o seu, garantindo que ele seja suficiente para não lhe causar preocupação, e lhe proporcionar uma sensação de liberdade em relação às suas finanças. A primeira coisa a se fazer é parar para conhecer seu estado financeiro atual. Perguntar a si mesmo: Está tudo bem? Estou sabendo lidar com a minha vida financeira sozinho? Se a resposta for não, o próximo passo é buscar ajuda, admitir que você precisa de educação financeira, e considerar a ideia de que um bom profissional pode fazer diferença na gestão das suas economias. Buscar junto com você o caminho para a sua independência financeira, facilitando sua vida. Gastar menos e ganhar mais seria uma solução? Não necessariamente, se você não souber administrar seus ganhos. Portanto, é muito além de pagar contas e satisfazer suas necessidades de consumo, o que você ganha deve ser administrado de forma que você consiga economizar e investir uma parte, criando um fluxo de renda suficiente para não ter que trabalhar a vida toda. É o que quero dizer com a obtenção de independência ou liberdade financeira, trabalhar até quando quiser, ter a opção de parar e aproveitar a vida quando achar que chegou a hora.

Liberdade Financeira é possível

Entretanto, se você se encontrar agora endividado, atolado em financiamentos, além de cheio de despesas, isso pode lhe parecer completamente inatingível. Mas não é, acredite. Com uma boa assessoria, construir riqueza é um processo possível, no qual você aprenderá desenvolver as habilidades gradualmente.  Assim como todo maratonista começa pelo primeiro quilômetro, quem constrói um patrimônio começa pelo primeiro centavo. Além disso, só começa do alto quem recebeu pronto. Se não é seu caso, esforce-se. Com planejamento, disciplina e eleição de prioridades, a liberdade financeira será tão possível para você quanto é para mim. E aí, você sabe administrar sua vida financeira? Everaldo Santana, educação financeira.

Comentário

Notícias mais relevantes