Educação Financeira

Por que economizar dinheiro é importante?

agosto 6, 2018 - 1:19 pm

Se você não ganha muito, e com seu salário mal consegue pagar suas contas, a ideia de economizar dinheiro pode parecer coisa de maluco. Quando não sobra nada no final do mês, como é que ainda vai se preocupar em guardar para o futuro? Com essa crise que o Brasil vive, como alguém vai pensar em economizar dinheiro? Não fechar no vermelho já é um bom motivo para comemorar, não é mesmo?

Na verdade não é bem assim. Todo mundo, independentemente do quanto ganha, tem e precisa, em algum momento, de começar a pensar em poupar. Afinal de contas, a vida não segue roteiros. A qualquer momento pode sair do planejado, o que exige que estejamos sempre preparados para fazer adaptações.

Nesse sentido, quanto mais dinheiro você conseguir economizar, maior controle terá de seu próprio destino, caso alguma eventualidade venha bater à sua porta.  Se o seu trabalho o deixa à beira de um colapso nervoso, por exemplo, você pode abrir mão dele. Mesmo que não tenha um novo emprego em vista.

Se tiver uma reserva financeira para sobreviver por algum tempo, terá o direito a uma folga para restaurar sua sanidade mental. E assim acumular forças para buscar uma nova atividade. Se está cansado de viver em um bairro inseguro, tem a possibilidade de buscar uma área mais tranquila para viver.

Se ficar doente e precisar de cuidados médicos caros que o seu plano de saúde não cobre, terá uma maneira de pagar por isso, mesmo que não possa trabalhar enquanto estiver recebendo tratamento.

Só de saber que você tem opções por causa do dinheiro que poupou, sua recuperação será mais rápida. Imagine só se, além de enfrentar uma adversidade como essa, você ainda tiver que ficar acordado até de manhã pensando em como vai pagar o aluguel na próxima semana?

Tranquilidade para quem economizou

O dinheiro não resolve todos os problemas. Mas com uma poupança para lidar com questões como essas, você tem mais chances de viver com tranquilidade, com paz de espírito.  O dinheiro garante o direito de escolha da melhor forma de viver. E quanto mais você poupa, mais fácil se torna acumular dinheiro. À medida em que você desenvolve sua consciência e planeja sua vida financeira, suas preocupações com o dinheiro tendem a diminuir. 

Se você tomar as atitudes suficientes em relação a ele o mais rapidamente possível, o estresse de viver no limite deixará de existir, e sua energia e pensamento serão muito mais agradáveis. Sua situação financeira vai melhorar se conseguir economizar com inteligência, e eu garanto que valerá o esforço.

Dinheiro inteligente

A maioria de nós trabalha centenas de horas por ano para ganhar nosso dinheiro. Mas quando você faz uma poupança e guarda o que economizou nos melhores investimentos, seu dinheiro começa a trabalhar para você. Com o passar do tempo, você precisará trabalhar cada vez menos, à medida em que ele se multiplicar cada vez mais.

Mas, o que significa ter seu dinheiro trabalhando para você? Quando você está começando a economizar dinheiro, precisa colocá-lo em algum lugar seguro.  E, ao mesmo tempo fácil de acessar imediatamente, caso surjam despesas imprevistas. Isso o leva naturalmente a optar por uma conta de poupança, onde você ganha menos do que a inflação nos dias atuais. Esse é o primeiro erro que deve ser evitado.

Não deixe seu dinheiro sem render! Também não caia na tentação de fazer o contrário. Ou seja, colocar suas economias em negócios que não conhece em busca de maiores rendimentos. Se não tem conhecimentos sobre investimentos, peça ajuda de um profissional qualificado. Pense no seu futuro e cuide do que você luta todos os dias para ganhar.

O caminho das pedras

Primeiramente, economize de três a seis meses do seus gastos ordinários, e coloque no seu fundo de emergência. Feito isso, comece a economizar para sua aposentadoria. É aí que a mágica começa a acontecer. Descubra todos os tipos de investimentos. Do mercado de ações aos fundos de investimentos. Se você fizer certo, ganhará muito mais do que a maioria consegue normalmente com aplicações conservadoras e de pouca rentabilidade.

Mas uma regra fundamental é economizar e investir regularmente! Ter disciplina e constância, e não guardar “somente se sobrar”. Afinal de contas, você deverá ser capaz de viver da renda gerada pelos seus investimentos. Quanto mais cedo você começar, mais tempo terá para que uma pequena quantia de dinheiro cresça através do milagre da multiplicação dos juros compostos.

Economizar dinheiro é incrivelmente importante

Expande as suas opções para tomar decisões que tem um efeito importante na sua qualidade de vida. Além de trazer a oportunidade de se aposentar com tranquilidade. A maioria das pessoas que conseguiram a liberdade financeira chegou lá por meio de uma combinação de trabalho, escolhas inteligentes e decisões de investimento adequadas. Você também pode e deve se tornar uma dessas pessoas. Eu acredito! E você?

Comentário

Notícias mais relevantes