news

Portugal poderá reconhecer criptomoedas como forma legítima de pagamento

maio 8, 2018 - 11:26 am
É possível que Portugal seja o próximo país a reconhecer o Bitcoin e as criptomoedas como forma legítima de pagamentos. As discussões sobre a regulamentação do mercado de criptos já estão sendo conduzidas no Parlamento português. Além disso, o Parlamento também vai adotar uma posição sobre as ofertas iniciais de moedas (ICOs, na sigla em inglês).

Portugal: regulamentação das criptomoedas

De acordo com o Jornal de Negócios, jornal local português, as discussões têm como objetivo garantir que novos serviços de pagamento utilizando criptomoedas possam surgir no mercado. O que permitiria seu desenvolvimento e não limitaria o potencial tecnológico. Além de ao mesmo tempo também garantir que os usuários possam escolher entre opções seguras e econômicas. A posição do Parlamento de Portugal é semelhante ao que vem sendo discutido por órgãos multilaterais, como o G20 e a União Europeia. As regulamentações, segundo o Parlamento de Portugal, vão permitir que os serviços relacionados às criptomoedas sejam expandidos dentro do país. O que beneficiará os consumidores ao promover a concorrência, garantindo segurança e transparência na “emissão de criptomoedas”. Segundo o comunicado do parlamento, a regulamentação de certos aspectos, ainda não regulamentados, permitirá a expansão de novos tipos de serviços de pagamento. O que contribuirá para um arcabouço legal para acomodar a inovação em benefício dos consumidores, afirma o comunicado. Além de até mesmo para promover a concorrência.

Outras visões

Enquanto, Hélder Rosalino, diretor do Banco Central de Portugal, afirmou em novembro que não vê o Bitcoin como moeda. No ano passado, autoridades portuguesas estavam procurando taxar os usuários de criptomoeda, apesar da falta de regulamentação. Fonte: Criptomoedas Fácil

Comentário

Notícias mais relevantes