Blockchain

Quais são os benefícios da Blockchain

maio 9, 2018 - 8:10 am
10Nos últimos anos, muito se falou sobre a tecnologia Blockchain, mas você conhece todos os seus benefícios? Em síntese, essa cadeia de blocos foi criada para operar um sistema financeiro eletrônico peer-to-peer à prova de violação. A partir disso, começou o sucesso do Bitcoin. No entanto, hoje já não é mais uma ferramenta restrita à criptografia. A tecnologia está sendo usada por instituições e empresas de diversos setores de mercado. Em termos leigos, a Blockchain é um livro público virtual que permite vários registros de maneira segura e transparente. Ao contrário dos bancos, possibilita a livre transferência de criptoativos através de um ambiente descentralizado. Todos os dados são mantidos em uma rede interligada de computadores que é operada pelos próprios usuários.

Blockchain: Conheça seus principais benefícios

Transparência: Em um ledger distribuído, todas as transações são registradas publicamente e não podem ser apagadas. Isso permite que qualquer pessoa verifique o funcionamento correto do sistema. Integridade: Quando tudo é arquivado e autorizado de forma descentralizada, o sistema garante que os dados sejam executados e processados ​​de maneira confiável e transparente. Custos reduzidos por transação: Através dessa tecnologia é possível concluir transações peer-to-peer e business-to-business sem a necessidade de um terceiro, que geralmente é um banco. Foco no cliente: Soluções transparentes permitem simplificar e automatizar a comunicação com os clientes, garantindo um nível de confiança mais alto. Inovação: Modelos de negócios completamente novos podem levar a vantagens competitivas substanciais. Imutabilidade: Terceiros não podem fazer alterações no sistema. Segurança: Sem ter um ponto central a ser explorado, o sistema é protegido contra fraudes e ataques de hackers.

4 Vantagens que a Blockchain oferece para empresas de diferentes setores de mercado

1 - Gerenciamento da cadeia de suprimentos Simplificando, essa tecnologia pode ser usada para rastrear o movimento de mercadorias, sua origem, quantidade e assim por diante. Isso traz um novo nível de transparência para operações comerciais entre empresas. Assim, facilita o processo de produção e pagamentos. 2 - Contabilidade Registrar transações virtualmente elimina erros humanos e protege os dados de possíveis adulterações. Além da precisão nos registros, esse processo também deixará uma trilha rastreável. Em suma, todo o processo de contabilidade também se torna mais eficiente. Dessa forma, a integridade das informações financeiras de uma empresa é garantida. 3 - Contratos inteligentes Transações contratuais demoradas podem dificultar o crescimento de um negócio. Logo, com contratos inteligentes, os acordos podem ser automaticamente validados, assinados e aplicados. Isso elimina a necessidade de mediadores e, portanto, economiza tempo e dinheiro. 4 - Transações globais Finalmente, a ascensão meteórica do Bitcoin e de todas as outras criptomoedas tem seu mérito. Isso porque permitiu a transferência rápida, segura e barata de fundos em todo o mundo. Embora já exista uma grande quantidade de serviços como o PayPal que processam pagamentos internacionais, eles geralmente cobram taxas ​​por transação.  Outros serviços de pagamento por P2P também têm limitações específicas, como restrições de localização e valores mínimos de transferência. É por isso que cada vez mais empresas, assim como usuários regulares, estão começando a usar a criptomoeda para transferências internacionais.  Tecnologia revolucionária Portanto, está claro que a Blockchain tem dado passos largos em diferentes negócios fora da criptografia. Provavelmente não demorará muito para que essa tecnologia seja adotada no mundo inteiro.

Comentário

Notícias mais relevantes